sexta-feira, 20 de março de 2015

PESCA ILEGAL

Foto Marcos Porto

Uma carga de tubarão-azul (Prionace glauca) foi apreendido nesta quinta-feira (19/03) no porto do município de Itajaí - SC. Os peixes teriam sido capturados na costa do Rio Grande do Sul, onde a pesca desta espécie é ilegal desde setembro do ano passado. A empresa Kowalsky Pescados, proprietária da embarcação, foi multada no valor de R$ 5 mil por peixe. O valor total da multa deve ultrapassar os R$ 2 milhões no total.
A carga irregular do tubarão foi descoberta graças ao monitoramento via radar que o Ibama e o Ministério da Pesca tem sobre as embarcações pesqueiras. Segundo James Bessa, analista ambiental do Ibama, a Justiça que decidirá o que deve ser feito com a carga apreendida. Ainda há mais 10 embarcações com o mesmo tipo de carga a caminho de Itajaí para descarregar, onde também devem ser interceptadas pelo Ibama. Segundo João Francisco Kowalsky, proprietário da empresa, ele não possuía conhecimento do decreto. Afirma ainda, que vai decorrer da autuação com base em um parecer da Advocacia Geral da União, sob o argumento de que uma norma estadual não pode sobrepor às leis federais.

(Do blog Guarda-Sol - www.clicrbs.com.br)

Um comentário:

Unknown disse...

Como sempre, infelizmente, não vai dar em nada! Se as autuações fossem pra valer e executados os valores aplicados das multas certamente inibiriam estes e futuros criminosos e predadores das águas travestidos de pescadores.