sábado, 28 de março de 2015

NO PÂNTANO DO SUL



Mandala: do mar direto para a mesa

do Beto Barreiros

Sou frequentador da praia do Pântano do Sul desde a minha infância. Lá tenho muitos amigos, entre eles os irmãos Carlos e Osmar Costa, pescadores que me convidavam desde aquela época para ir buscar com eles os peixes na rede de cerco – ancorada até hoje a 300 metros da praia.

Na época, as canoas voltavam cheias! Foi então que em 1987 os irmãos abriram o Restaurante Mandala, o primeiro localizado do lado esquerdo de quem chega na praia. Lá é possível conhecer a típica cozinha da praia, que respeita os costumes e tradições. 

Em minha última visita ajudei a puxar a canoa que acabava de chegar do mar com cação, garoupa, mariscos de mergulho e lulas. No início da noite, começamos a degustação dos pratos preparados. 


Conhecido como marisco de mergulho por estar grudado nas pedras no fundo do mar, depois de cozido revela toda a pureza do oceano ao sul da ilha de Florianópolis. A porção custa 30 reais. 

Preparada com a carne do cação, um tipo de tubarão, a estopa de cação (60 reais) é a carne desfiada ensopada com temperos. Um dos pratos tradicionais que os frequentadores adoram. Considero seu sabor forte e marcante.


Casquinha de siri (9 reais a unidade) empanada de entrada e bolinho de bacalhau (4 reais a unidade) feito com a abrótea, o bacalhau brasileiro pescado no local. Após ser seco no sol é desfiado e transformado em bolinho ou servido refogado com batatas. O meu preferido!

Poucos restaurantes e lares preservam a tradição das lulas recheadas (40 reais), prato em que os tentáculos e nadadeiras são picados, refogados com alho, cebola, tomate e utilizados como recheio para depois serem ensopados e servidos com seu molho. É muito saboroso. 

Em quase todos os pratos do menu servido no local os acompanhamentos são: salada mista, arroz, feijão, pirão de caldo de peixe e farofa. Depois de saborear as casquinhas de siri, os bolinhos de bacalhau, as lulas recheadas, a estopa de cação, o grande final foi com uma moqueca de garoupa (105 reais) de deixar a boca cheia d’água.

Com certeza valeu retornar ao local e reviver essa experiência saborosa no Mandala! O valor médio por pessoa é de 40 reais. 

Mandala
Rua Otacilio Abelardo Gomes, 150, Pântano do Sul
Florianópolis/SC
www.restaurantemandala.com.br
(48) 3237-7281 e (48) 8807-6566

(Do DC - http://www.destemperados.com.br/)

Nenhum comentário: