Maior usina de marés do mundo ficará no fundo do mar escocês e será abastecida com o movimento das marés.
A iniciativa faz parte de um programa de energia limpa liderado pela Inglaterra.
A usina, batizada de MeyGen, terá potencial de 400 MW gerado apenas com a força da maré e está sendo construída no litoral da Escócia.
Será a maior usina de marés do mundo e ficará no fundo do mar no nordeste do país, podendo fornecer energia para 175 mil casas.
A usina contará com 269 turbinas – 60 delas devem ficar prontas em 2016 e o restante em 2020. A iniciativa, financiada pelo Reino Unido, faz parte de um programa de energias renováveis que prevê que até 2050 os britânicos produzam 190 GW de energia limpa
Para entender
A energia das marés, também conhecida como energia maremotriz, é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia.
Essa é uma boa alternativa para a produção de eletricidade, visto que a energia das marés é uma fonte limpa e renovável. No entanto, é importante destacar que poucas localidades apresentam características propícias para a obtenção desse tipo de energia, visto que o desnível das marés deve ser superior a 7 metros.
Entre os locais com potencial para a produção de energia das marés estão a baía de Fundy (Canadá) e a baía Mont-Saint-Michel (França), ambas com mais de 15 metros de desnível. No Brasil, podemos destacar o estuário do Rio Bacanga, em São Luís (MA), com marés de até 7 metros, e, principalmente, a ilha de Macapá (AP), com marés que atingem até 11 metros. Aproveito para destacar que já temos uma usina de marés funcionando na praia de Pecém, Ceará.
Na França, desde 1966, a central de energia das marés de La Rance tem produzido uma média de 600 gigawatts de eletricidade por ano.
La Rance- França
Nenhum comentário:
Postar um comentário