domingo, 18 de janeiro de 2015

MAR SUJO

Praia dos Ingleses, em Florianópolis, tem três pontos impróprios para banho
Foto Charles Guerra / Agencia RBS

Chega a 66 o número de pontos impróprios para banho em Santa Catarina 

Segundo novo relatório, Florianópolis tem mais de um terço dos locais reprovados

O forte calor que tomou conta do Estado nas últimas semanas é convite certo para um mergulho no mar. Porém, moradores e turistas precisam ficar atentos à qualidade da água nas praias que frenquentam. O último relatório da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), divulgado na sexta-feira, registra 66 pontos impróprios para banho em Santa Catarina - muito parecido com o que havia sido verificado em dezembro, quando foram 63.

Foram analisados 199 pontos foram em 27 cidades de Santa Catarina. Município com mais locais avaliados, 66 no total, Florianópolis tem 24 pontos impróprios para banho em algumas das praias mais visitadas no verão, como Canasvieiras, Ingleses, Brava, Ponta das Canas e Campeche.

Proporcionalmente, Itapema foi uma das recordistas de locais inadequados para os banhistas - cinco dos oito pontos analisados estão impróprios. Na mesma região, Balneário Camboriú teve sete de 14 amostras reprovadas, Penha seis (de 11 verificadas) e Bombinhas três (de oito analisadas).

No extremo sul do Estado, o relatório mostra que os dois pontos avaliados em Passo de Torres estão impróprios, Balneário Gaivota e Balneário Arroio Silva tiveram metade de suas amostras reprovadss.

Ainda que o local escolhido pelo banhista tenha uma avaliação positiva no último relatório da Fatma, o órgão recomenda que os turistas e moradores verifiquem o histórico do ponto disponibilizado neste link

Banhista pode verificar histórico do local 

Os 195 pontos analisados pela Fatma não são, necessariamente, praias – a de Itapema, por exemplo, é dividida em oito trechos para a análise. O relatório da Fatma completo, com o resultado de todos os pontos, pode ser acessado neste link.

Segundo a Fatma, um local é considerado impróprio se pelo menos duas das últimas cinco coletas tiveram taxa de coliformes fecais maior que 800/100 mL, ou mais de 2 mil/100 mL na última análise. 

(Do DIÁRIO CATARINENSE - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: