terça-feira, 23 de dezembro de 2014

E O RISCO CONTINUA...

Foto Divulgação
APÓS DEZ ANOS DO TSUNAMI AINDA EXISTEM ÁREAS CRÍTICAS NA ÁSIA E PACÍFICO 

“Uma década após o tsunami do Oceano Índico, a região da Ásia-Pacífico continua altamente sujeita a catástrofes, deixando a região em alerta. Investimentos adicionais são necessários, principalmente em nível local”, disse nesta segunda-feira (15) a Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia e Pacífico (CESAP).

A diretora de Tecnologia da Informação e Comunicação e da Divisão de Redução do Risco de Desastre da CESAP, Shamika N. Sirimanne, afirmou nesta última segunda-feira (15) que “dez anos após o tsunami do Oceano Índico, muito já foi feito para preencher as lacunas na redução do risco, prevenção de catástrofes e sistemas de alerta precoce.”

No entanto, Sirimanne observou que a principal lição do tsunami de dezembro de 2004 foi a importância do alerta precoce. Como um marco importante para aumentar a capacidade de resiliência, destacou a criação do Sistema de Alerta de Tsunami no Oceano Índico em 2011 para prevenir futuras catástrofes em uma região sujeita a desastres.

“Alcançar as pessoas mais vulneráveis e as comunidades mais remotas com alertas imediatos é fundamental. Um sistema de ponta com este alcance ainda está para ser colocado em prática”, adicionou a diretora da CESAP.

(Do http://www.nauticatotal.com.br/)

Nenhum comentário: