sábado, 5 de julho de 2014

VALEU POR UM LANÇO!

Foto Tafarel Formentin
Tainha com quase oito quilos é capturada no Balneário Rincão
Último registro semelhante ocorreu há oito anos, quando uma tainha foi capturada com 7,2 kg

Samuel Patrício Rosa, morador do bairro Pedreiras, do Balneário Rincão, pescou na manhã dessa quarta-feira uma tainha com quase oito quilos. O peixe foi capturado com a água pela canela em uma rede de currico no momento em que Samuel e alguns colegas pescavam na Barra do Torneiro. A captura surpreendeu quem estava no local pelo tamanho do peixe, que foi pesado nesta manhã. Na balança foi confirmado o peso da tainha: 7,9 kg. Segundo pescadores do balneário, o último registro semelhante ocorreu há oito anos, quando uma tainha foi capturada com 7,2 kg.

Conforme o presidente da Colônia de Pescadores Z-33, do Balneário Rincão, João Picolo, capturar uma tainha com quase oito quilos é raro. “Isso acontece com um percador entre milhares. Em média, o peixe pesa entre 2,5 kg e 3 kg”, lembra. Conforme o pescador por esporte, que estava na Barra do Torneiro no momento da captura, Tafarel Formentin, a tainha foi vendida nesta quinta-feira para um morador do Balneário Rincão. O preço pago pelo peixe foi de R$ 100. “O preço é equivalente ao peso, tendo em visita que o quilo da tainha está orçado pelo valor médio de R$ 14”, comenta.

Ainda conforme Picolo, este ano a safra da tainha foi aquém do esperado. “Ainda não fechamos quantas toneladas os pescadores capturaram nesta temporada, mas foi uma média de 30 toneladas. Comparando com o ano passado, quando foram pescados 120 toneladas este ano a safra não foi considerada boa. Não deu para custear as despesas dos pescadores, como o combustível utilizado nas embarcações”, comenta Picolo.

Agora, a temporada é das anchovas, que já começam a surgir no litoral catarinense. De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores do Balneário Rincão, as anchovas pesam aproximadamente 2 Kg.

(Fonte: Engeplus e http://www.garopabamidia.com.br/)

Nenhum comentário: