Foto Colônia de Pescadores de Balneário Rincão/Divulgação
Pescadores do Sul de SC capturam mais de 8 toneladas de tainha
Cerca de 500 se beneficiaram da pescaria em Balneário Rincão, na terça.
Pescadores têm expectativa de que pesca seja boa no final de semana.
Pescadores de Balneário Rincão, no Sul de Santa Catarina, capturaram mais de oito toneladas de tainha na terça-feira (17), informou a Colônia de Pescadores da região. Somente neste dia, foram pegos 80% do total de peixes da espécie capturados durante toda a temporada de 2014.
Segundo o presidente da Colônia, João Picollo, esse número foi pescado com as redes maiores, de 1,2 mil metros, pelos trabalhadores que usam canoas. A entidade não tem o controle do quanto foi capturado pelos pequenos pescadores, que, geralmente, utilizam redes de 50 metros.
Foto Colônia de Pescadores/DivulgaçãoPescadores capturaram mais de 8 toneladas |
Cerca de 500 pescadores estavam na praia na terça, conforme João Picollo. Desde o começo da temporada da tainha, em 15 de maio, até esta quarta (18), foram capturadas 10 toneladas do peixe na região, número considerado baixo. Nesta quarta, o mar estava muito agitado, sem condições para a pesca. Porém, o presidente está otimista e acredita que o final de semana será bom para a captura da tainha.
A agitação do mar ajuda a levantar a maré e fazer com que o peixe possa se mover de um local para outro com mais facilidade, de acordo com João Picollo. A tainha pescada em Balneário Rincão vem da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, e segue para o Rio de Janeiro.
Em relação ao ano passado, o presidente explicou que o frio beneficiou a pescaria de 2013. "Nessa época do ano, no ano passado, já era frio. Neste ano, até agora, não teve frio, mar agitado, vento Sul", conclui.
(Do G1 SC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário