sexta-feira, 16 de maio de 2014

NA CORRIDA DA TAINHA!

Foto Reprodução RBS TV
 Pescadores de SC capturam 3,4 mil tainhas no primeiro dia da temporada
Florianópolis e três cidades do Sul foram as primeiras a capturar o pescado. 
Expectativa é que sejam pescadas 1,8 mil toneladas até 30 de julho.

Janara Nicoletti
Do G1 SC

Pescadores comemmoram primeiro dia da temporada da tainha (Foto: Reprodução/RBS TV)
O início da temporada da tainha começou com a captura de aproximadamente 3,4 mil peixes em quatro cidades catarinenses, segundo a Federação de Pescadores. Três delas ficam no Sul do estado, onde foi pego durante esta quinta-feira (15) a maior parte do pescado: 3,1 mil. 
Para o presidente da Federação de Pesca de Santa Catarina Ivo da Silva, o dia quente e sem vento Sul não favoreceu a captura. Apesar disso, a expectativa é que no final do mês, as condições climáticas já comecem a favorecer a pesca.
Em Passo de Torres, os pescadores capturaram 1,2 mil peixes. Também no Sul, em Imbituba, foram pescadas 1,1 mil tainhas. Já em Laguna 800 peixes caíram nas redes, enquanto que na Praia da Lagoinha, em Florianópolis, os trabalhadores do mar colocaram 300 unidades do pescado em seus barcos.

Pescadores têm meta de 1,8 mil toneladas para temporada da tainha

Ivo da Silva, presidente da Federação de Pescadores de Santa Catarina, comenta que a expectativa para a temporada é que sejam capturadas 1,8 mil toneladas do peixe até 30 de julho, quando termina a temporada. Sobre o primeiro dia da safra, ele se mostrou otimista. “Nas próximas semanas deve aumentar o número de peixes capturados. Hoje não foi muito, mas também não foi ruim”, explicou.
Quando questionado sobre quantos quilos de tainha foram pegos nesta quinta (15), ele não soube precisar. “Cada peixe pesa em torno de 1,5 quilos”, afirmou. Segundo ele, a tainha sai da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, e de países como Uruguai e Argentina.
Dias frios e com vento Sul são os mais favoráveis para a captura do pescado, por isso a expectativa é que a primeira grande captura possa ocorrer já na próxima semana. “Pela meteorologia deve ter vento Sul e frio lá pelo dia 23 de maio, por isso pode ter uma boa pesca nos dias 20, 21, 22 e 23”, avalia o presidente da Federação de Pescadores, esperançoso.
(Do G1)

Nenhum comentário: