sábado, 29 de março de 2014

TEM SIRI NA SOPA


Associação promove Concurso Gastronômico da Sopa de Siri no Centro Histórico de São José
Evento tem o objetivo de integrar a comunidade e manter a tradição culinária da região

Letícia Mathias 
FLORIANÓPOLIS

Quem estiver em São José neste fim de semana poderá aproveitar o domingo para provar os sabores tradicionais da culinária local e viver a cultura da região no Concurso Gastronômico da Sopa de Siri. O evento está na oitava edição, é aberto ao público e encerra a programação de 264 anos do aniversário do município. A proposta é resgatar a tradição da região, integrar a comunidade e promover dois pratos principais, a sopa de siri e o pirão com linguiça.

Foto Glauco Covre/PMSJ/ND
Até sexta feira, 21 participantes estavam confirmados para participar do concurso. A avaliação dos jurados tem três pré-requisitos: sabor, textura e apresentação. O sabor é critério de desempate. O participante deverá apresentar uma panela com no mínimo 20 litros de sopa até as 11h30, horário que inicia a disputa culinária.

A festa é realizada no Centro Histórico de São José e a comissão organizadora espera a presença de 1.500 pessoas. Além de acompanhar o concurso, os visitantes poderão provar as sopas do concurso. Para quem não gosta ou não pode comer siri, também tem a opção de pirão com linguiça, berbigão ensopado e pastéis. Durante todo o dia, haverá apresentações culturais como boi-de-mamão, show com Fábio do Cavaco e Amigos do Praça 11, brincadeiras infantis, exposições de fotografia, artesanato e miniaturas de carros antigos.

O concurso começou em 2007 incentivado pelo presidente da Associação do Centro Histórico de São José da Terra Firme, José Ricardo Koerich. Ele conta que o objetivo é trazer as famílias para a praça, resgatar o costume de se reunir em torno da mesa. “É uma boa oportunidade para rever amigos, se alimentar bem e manter essa tradição culinária. Na primeira edição, tinha 150 pessoas, ano passado colocamos 1.200 cadeiras e tinha gente em pé. O pessoal tem comparecido, queremos reunir e agregar famílias”, disse.

O quê: 8º Concurso gastronômico de Sopa de Siri de São José

Quando: domingo, das 10h às 17h

Onde: Centro Histórico de São José

Quanto: Acesso gratuito. Sopa de Siri R$ 3, pirão com linguiça e berbigão ensopado R$5. Mais informações: 9131-7516.

(Do ND - www.ndonline.com.br)

Nenhum comentário: