quarta-feira, 12 de março de 2014

BALEIAS DE MARÇO


Foto sem crédito
Grupo de baleias chega perto da areia na Praia do Leblon
Cetáceos, da espécie Baleia de Bryde, chegam a medir 15 metros de comprimento, mas não oferecem risco às pessoas, segundo especialistas.

Rio - Uma visita nada discreta chamou atenção dos banhistas que aproveitavam o dia de sol na tarde de ontem. Um grupo de baleias chegou perto da areia e foi visto no mar, em frente à Praia do Leblon por volta das 16h. Os cetáceos, da espécie Baleia de Bryde, chegam a medir 15 metros de comprimento, mas não oferecem risco às pessoas, segundo especialistas.

Para o ambientalista e oceanógrafo David Zee, a presença da espécie nesta época do ano é surpreendente. “É uma espécie difícil de se encontrar, ainda mais por agora. Elas costumam migrar no inverno, quando saem do Polo Sul e vão procriar em águas mais quentes”, explica David Zee. Segundo ele, a temperatura da água subiu e isso pode ter atraído as baleias. “Nesses últimos dias a água do mar ficou mais quente, fazendo com que os peixes se aproximassem da costa. Possivelmente, foi por isso que elas chegaram tão perto.”

As baleias se distanciaram da praia por volta das 17h. Desde dezembro esse grupo de baleias tem sido visto nadando no litoral do Rio em busca de alimento. A Baleia de Bryde é conhecida por realizar grandes saltos para fora da água, causando um som que se pode ouvir a grandes distâncias.
(Do Jornal "O DIA")

Nenhum comentário: