quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

LIMPANDO O TERRENO

Foto Bombeiros
"Tudo aponta para ação humana", diz perito dos bombeiros após analisar áreas incendiadas no Sul de Florianópolis
Fogo atingiu quase 8 mil metros quadrados em áreas de conservação da Capital nesta terça-feira

Por Gabriel Rosa
gabriel.rosa@diario.com.br

Os incêndios que atingiram 78 hectares de área de conservação ambiental em Florianópolis na última terça-feira têm grandes chances de causas intencionais. É o que aponta a primeira análise do Corpo de Bombeiros após perícia realizada na tarde desta quarta.

Os especialistas sobrevoaram as duas áreas e estudaram a mata queimada por terra, e embora os peritos continuem observando o cenário com atenção, a possibilidade de incêndio natural já foi descartada. 

As áreas queimadas equivalem a 40 campos de futebol na Joaquina e no Campeche, e mais 31 no Pântano do Sul. Os bombeiros não sabem precisar o momento que os incêndios começaram, mas moradores dos bairros atingidos alertaram a corporação por volta das 11h. A perícia iniciada nesta quarta busca descobrir as causas do fogo e o trabalho pode levar de dois dias a uma semana. 

Segundo o coronel Vanderlino Vidal, um dos peritos envolvidos, vários fatores eliminam a possibilidade de incêndios naturais: como o fogo começou longe de residências, é improvável que tenha sido causado por uma bituca de cigarro acesa ou queima de lixo, por exemplo. Nenhuma rua passa pela região, o que também exclui a chance de um carro com problemas mecânicos ser o culpado. Além disso, a Epagri comprovou que não houve queda de raios nas duas regiões na terça-feira. 

— Tudo leva a crer que houve ação humana nos dois pontos. Não há indícios de que o fogo tenha começado acidentalmente — explica o bombeiro e perito. 

Peritos temem ser impossível precisar as causas

Vidal ainda explica que, na Joaquina, o provável ponto onde o fogo começou fica próximo a trilha pela mata nativa. Já no Pântano do Sul, é uma área de pouca circulação de pessoas, perto de um caminho usado por criadores de gado para os animais, próximo à rodovia SC-406. 

— Se for comprovado que houve um incêndio intencional, uma investigação criminal será aberta. Infelizmente, pelo que observamos até agora, será muito difícil comprovar a maneira que o fogo começou. 

Confira os estragos causados pelo incêndio:


Os focos na Joaquina e no Campeche foram controlados já na tarde de terça-feira. No Pântano do Sul, o fogo se apagou naturalmente durante a madrugada de quarta. Ao todo, 25 homens trabalharam no combate, já que não era possível chegar aos locais com caminhões. 

O helicóptero Arcanjo 01 também participou da ação, lançando mais de 25 mil litros de água nos pontos de incêndio. 

:: Joaquina e Campeche 
Áea atingida: 40,2 hectares (402 mil m²) 
26 lançamentos de 500 litros de água pelo Arcanjo 01 
Começou por volta das 11h e foi extinto durante a tarde de terça-feira 

:: Pântano do Sul 
Área atingida: 38,1 hectares (381 mil m²) 
25 lançamentos de 500 litros de água pelo Arcanjo 01 
Começou após as 11h e foi extinto durante a madrugada de quarta-feira,

(Do Clicrbs - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: