Ipuf prevê 50 novas placas de “proibido estacionar“ em cima da areia, em Florianópolis
Em Ponta das Canas moradores e trabalhadores locais reclamam de quem estaciona em cima da areia e da falta de fiscalização
Felipe Alves FLORIANÓPOLIS |
Em Ponta das Canas a areia da praia virou estacionamento gratuito e, principalmente aos fins de semana, carros em cima da restinga são uma cena comum, revoltando moradores e quem trabalha perto do local, conforme o jornalNotícias do Dia mostrou na edição de ontem. A reclamação de moradores e turistas que estacionam no local e de quem vive ali é de que a falta de placas de sinalização dá abertura para a irregularidade. Segundo o Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), 50 placas contendo a informação de que é proibido estacionar carros e motos nesses locais serão fixadas nas praias de Florianópolis nos próximos dias.
Marco Santiago/ND
Carros ficam estacionados em cima da restinga
De acordo com o diretor de operações do Ipuf, Adriano Mello, o órgão não estava ciente da situação em Ponta das Canas, mas ele garante que a prioridade agora será fixar ali as placas discriminando a lei 2.193/1985, que proíbe o trânsito de veículos ao longo da orla marítima. Além disso, Adriano diz que as placas conterão os números da Polícia Militar (190) e da Guarda Municipal (153), para que as pessoas denunciem as irregularidades.
“Imaginávamos que havia fiscalização ali. Por isso, chamo a atenção dos motoristas para que não cometam este tipo de irregularidade. Todos têm que estar comprometidos: Polícia Militar, Ipuf e a população”, comenta ele, ao lembrar que, em outras praias, placas foram arrancadas por vândalos e terão que ser repostas.
Ocorrências comuns em toda ilha
Segundo o chefe de setor da Guarda Municipal, Joseney Pereira, este tipo de ocorrência é comum em outras localidades, como a praia do Forte e Pântano do Sul. Mas não cabe à Guarda fiscalizar estes espaços já que, segundo Joseney, no Norte da Ilha, eles só ficam responsáveis por atuar em Canasvieiras e Jurerê, por falta de efetivo.
Responsável pela fiscalização do local, a Polícia Militar acredita que a fixação de uma placa seria um fator positivo, mas mesmo com sinalização as pessoas praticam irregularidade. “É uma falta de responsabilidade dos condutores. Se são habilitados, deveriam ter conhecimento da lei. Em nenhuma área de faixa de areia é permitido estacionar, independente da sinalização”, explica o tenente do 21° Batalhão da Polícia Militar, Humberto Mapele. Segundo ele, quando a irregularidade é vista pela PM, o motorista é notificado e, quando necessário, acontece o recolhimento do veículo.
(Do ND - www.ndonline.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário