Foto AP |
Ventos de até 160 km/h deixaram quatro mortos; essa é a pior tempestade a atingir Reino Unido em uma década
Uma forte tempestade com força de furacão atingiu o sul do Reino Unido, a Holanda e partes da França nesta segunda-feira (28), derrubando árvores, inundando regiões e provocando caos no transporte público. Quatro mortes foram registradas até o momento.
Agências meteorológicas afirmam que esta é a pior tempestade a atingir o Reino Unido em décadas. Ventos de até 160 km/h foram registrados na Ilha de Wight no sul da Inglaterra, enquanto rajadas de 128,7 km/h atingiram o continente do Reino Unido.
Autoridades da UK Power, que fornece energia, disse que mais de 270 mil casas estavam sem luz. Alertas de enchentes foram emitidos para muitas partes do sul da Inglaterra e autoridades de emergência afirmam que centenas de árvores foram derrubadas pelos ventos.
O aeroporto de Heathwow, em Londres, o mais movimentado da Europa, cancelou ao menos 130 voos e trens que ligam o centro de Londres aos aeroportos Gatwick e Stansted tiveram viagens suspensas. Ondas gigantes fecharam o maior porto inglês de Dover, cortando serviços de balsa para a França.
Milhares de casas no noroeste da França também ficaram sem eletricidade, enquanto na Holanda diversas linhas ferroviárias foram fechadas, e houve registros de atrasos de voos em aeroportos. Cidadãos holandeses foram alertados para evitar andar de bicicleta, por causa dos fortes ventos, e a estação ferroviária central de Amsterdam foi fechada por danos da tempestade.
Algumas linhas ferroviárias inglesas também ficaram fechadas na manhã desta segunda-feira, bem como algumas rodovias, por causa da queda de algumas árvores e postes de luz. A tempestade provocou atrasos também no sistema de metrôs de Londres.
Em Kent, segundo a polícia, uma menina de 17 anos morreu depois que uma árvore caiu sobre o pequeno trailer onde estava dormindo. A polícia de Hertfordshire disse que um homem de 50 anos foi morto quando uma árvore caiu sobre seu carro em Watford. Um adolescente morreu afogado no domingo depois de ser levado pelo mar enquanto surfava em Newhaven. A polícia de Amsterdam disse que uma mulher morreu quando uma árvore caiu sobre ela.
Apesar de ter força de furacão, a tempestade não foi classificada desta forma pois ela não foi formada a partir de ondas de calor vindas do oceano, como os furacões que atingem o Caribe e os EUA, segundo o serviço meteorológico britânico. A tempestade não é nomeada e não possui um "olho" no centro, como os furacões normalmente fazem.
O Instituto Meteorológico da Suécia elevou seu alerta nesta segunda-feira, classificando a tempestade como "nível 3" por poder provocar "grave perigo ao público" no momento que atingir o oeste e o sul do país nesta tarde.
Ainda assim, o estrago foi menor do que o esperado nas 48 horas antes da tempestade. A British Airways disse que seus voos internacionais devem operar normalmente, mas que os voos domésticos e dentro da Europa devem registrar atrasos e alguns cancelamentos. Segundo a empresa, o aeroporto de Gatwick e London City não foram afetados.
(Com AP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário