quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ESTRADA D'ÁGUA

Transporte marítimo experimental pode funcionar em Florianópolis até o fim do ano

Procuradoria do município deu parecer favorável à liberação da licença, e empresas privadas estão autorizadas a instalar os trapiches flutuantes

imgMaurício Frighetto
@frigas
FLORIANÓPOLIS
A licença para operação do transporte marítimo experimental em Florianópolis teve parecer favorável da procuradoria do município. Segundo o secretário de Mobilidade, Valmir Humberto Piacentini, uma empresa privada deve instalar os trapiches flutuantes em quatro pontos da Capital e colocar a primeira linha em funcionamento entre novembro e dezembro.  
Flávio Tin/ND
O barco está autorizado a transportar passageiros na Capital
O argumento de Piacentini, que teve parecer favorável da procuradoria, foi que a lei 034/1938 dispensa licitação pública para casos de licenciamento experimental de serviços públicos por até seis meses. “Queremos saber se há viabilidade econômica porque viabilidade técnica está claro tem. Depois, fazermos edital e licitação”, afirmou. A licença é por três meses, podendo ser prorrogado por mais três.
O experimento ficará a cargo da Flomar Transportes Marítimos, de São José, em parceria com a Lokanautica, do Espírito Santo, que colocaria os trapiches flutuantes em quatro pontos: Ribeirão da Ilha, Coqueiros (próximo ao Trintão), Beira-Mar Norte e Canasvieiras (próximo ao atual trapiche). Mas os pontos ainda não foram definidos.
Os valores das passagens não foram divulgados. “Os preços serão definidos pelos empresários”, afirmou o secretário.
O governo do Estado também trabalha para colocar o transporte marítimo em funcionamento. A SCParcerias recebeu projetos de empresas privadas para a região metropolitana. Está em analisando as ideias da CCR e do Consórcio Floripa em Movimento. A ideia inicial era de que até dezembro optasse por uma das duas. “O projeto do governo do Estado é metropolitano, o nosso, urbano. Os dois projetos vão coexistir. É uma questão de tempo”, disse o secretário.
 Como será?
O barco: tem 13 metros de comprimento, banheiro unissex e capacidade para 45 passageiros sentados, mais quatro opcionais na parte externa da popa, e três tripulantes – o capitão e dois marinheiros de convés.
Empresas envolvidas: Flomar Transportes Marítimos (de São josé), em parceria com a Lokanautica, do Espírito Santo, que colocaria os trapiches flutuantes
Tempo da experiência: três meses, podendo ser prorrogados por mais três
Valor da Tarifa: não divulgado
Pontos: Ribeirão da Ilha, Coqueiros (Próximo ao Trintão), Beira-Mar Norte e Canasvieiras (próximo ao atual trapiche)

Nenhum comentário: