quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SAHARA BRASILIAE

Novo romance de Raimundo Caruso

A capital brasileira amanhece coberta por imensas dunas de areias, tornando-se uma cidade deserta, sem água ou luz, caótica e inviável, tema de Sahara Brasiliae, terceiro romance do jornalista catarinense Raimundo Caruso. A obra será lançada nesta quarta-feira (18.9) às 19h30 na livraria Catarinense do Beiramar Shopping.

Ao longo de 240 páginas Caruso faz desfilar os personagens que discutem a causa da tragédia: o Blogueiro, o Narrador, o Ciclista, o Bibliófilo, o Arcebispo, a Tradutora e o autor do romance. Um dos personagens da obra concluída há cerca de dois anos toma o Congresso Nacional no momento da crise (antevisão do que aconteceu em junho passado).

Nascido em Urussanga-SC no dia 4 de março de 1946, o jornalista recém formado em 1970, em Curitiba-PR, seguiu para o Chile de Salvador Allende e foi “descobrir” a ficção latino-americana no México. Mais tarde, em 1976, assumiu a chefia de reportagem do jornal O Estado, em Florianópolis, onde se estabeleceu.

Em 1989 o autor ganhou o prêmio nacional de literatura de Belo Horizonte com o romance Noturno 1894 (o segundo romance foi Buenos Dias, Mr. Ludwig). Com a geógrafa e companheira Mariléa Martins Leal Caruso escreveu livros de reportagens e entrevistas sobre a Amazônia, a Bolívia, Nicarágua, República Dominicana, os Açores, Portugal e os jangadeiros nordestinos, além de livros de poesia e teatro.

Nenhum comentário: