quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MAR PROTEGIDO?

Foto Marcelo Kammers/Divulgação
Reserva Marinha do Arvoredo tem mais de 1400 espécies registradas

Região abriga infinidade de espécies, sendo muitas raras e ameaçadas.
Reserva é a única federal que contém remanescentes de Mata Atlântica.

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo abriga as Ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta, o Calhau de São Pedro e uma grande área marinha que circunda o arquipélago. A região, localizada entre a Baía de Zimbros, em Bombinhas, e o Norte da Ilha de Santa Catarina, é preservada por decreto e possui 17.600 hectares, sendo 98% ocupado por área marinha.

A Reserva é a única federal que contém remanescentes de Mata Atlântica presentes em suas ilhas, os quais somam mais de 370 hectares de vegetação nativa preservada.
Segundo informações passadas pelo ICMbio, a região abriga uma infinidade de espécies, sendo muitas delas raras e ameaçadas de extinção. A Reserva foi criada em 1990 por uma lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

Na área toda, foram constatadas mais de 1.400 espécies, sendo cerca de mil marinhas e quatrocentas terrestres. Estudos realizados somente na Ilha do Arvoredo mostraram a presença de 139 espécies de aranhas, 195 de plantas, 28 aves, 10 mamíferos, sete anfíbios, sete lagartos, cinco serpentes, entre outros. Além disso, na área marítima, são mais de 190 espécies de peixes registradas, 145 de moluscos, 53 de caranguejos e siris, além de outros muitos grupos.

As ilhas são locais de reprodução de aves marinhas e também sítios arqueológicos de sambaquis e inscrições rupestres. Além disso, os ambientes marinhos fornecem abrigo para reprodução e crescimento de diversas espécies de peixes, o que contribui para a manutenção dos estoques pesqueiros no entorno.
A parte Sul da Ilha do Arvoredo é aberta para mergulho recreativo e o local é visitado por diversos mergulhadores. A região não faz parte da Reserva, e no resto do local, a visitação é proibida. Segundo o ICMBio, não é permitido o desembarque nas outras áreas terrestres, salvo em situações de emergência.
Tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei (PL 4.198/2012) para a recategorização da reserva ambiental para Parque Nacional. "Há prós e contras. O principal contra é que, no Brasil, só existem duas reservas marinhas: a do Arvoredo e a do Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte", explica Ricardo Castelli Vieira, chefe da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

A diferença entre Reserva biológica e Parque Nacional é que o primeiro busca a preservação integral, sem interferência humana. Já o segundo possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Os passeios para mergulho na parte Sul da Ilha do Arvoredo são feitos por operadoras de mergulho. Os passeios custam, em média, entre R$80 e 100 por dia.

(Do G1 SC - http://g1.globo.com/sc/santa-catarina)

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro

Contribuindo com a notícia:

Este projeto é uma sacanagem dos deputados Amin e Peninha a mando do trade turístico ...