segunda-feira, 5 de agosto de 2013

MAR DE BALEIAS


Foto Tainhanarede
Quarenta baleias-francas foram avistadas durante o primeiro sobrevoo de monitoramento da espécie realizado na sexta-feira, dia 2 de agosto, pelo Projeto Baleia Franca (PBF). Foram percorridos cerca de 200 km entre o litoral catarinense e gaúcho, área que compreende o sul de Florianópolis a Torres, município já localizado no Rio Grande do Sul. O projeto tem apoio da Santos Brasil, empresa referência em operação de contêineres.

Das 40 baleias da espécie avistadas, 15 eram filhotes, número que é considerado dentro da média para o período. O litoral de Santa Catarina é considerado berçário natural da espécie, que procura as águas calmas e com temperaturas amenas da região não apenas para ter seus filhotes e amamentá-los, como também para a reprodução.

Maior concentração das baleias está em Imbituba

Segundo a coordenadora do PBF, Dra. Karina Groch, a maior concentração de baleias estava em Imbituba, entre as praias de Ibiraquera e Porto, onde 12 baleias foram avistadas. Entre as visualizadas pela equipe, foram identificadas algumas baleias conhecidas, que estão entre as catalogadas pelo Projeto ao longo dos 30 anos de pesquisas.

Nenhum comentário: