Foto Divulgação |
Projeto Orla pretende montar um plano de gestão integrado da orla marítima de Florianópolis
A proposta será apresentada ao público nesta terça-feira e deverá organizar o uso, a ocupação e a preservação desses espaços
Letícia Mathias
@leticiam_ND
FLORIANÓPOLIS
Florianópolis que tem uma extensão média de 230 quilômetros de costa marítima e lagoas, considerando ilha e continente, terá um novo plano de gestão integrado da orla, chamado Projeto Orla, que poderá ser colocado em prática a partir de 2015. O projeto será apresentado hoje em Florianópolis e tem com objetivo harmonizar o uso, a ocupação e a preservação desses espaços costeiros. É como se fosse um Plano Diretor da costa marítima, porque tratará das questões do mar e da terra na faixa costeira.
A proposta foi feita pelo Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da SPU (Secretaria do Patrimônio da União), na gestão passada e busca o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União nas capitais do país. A ideia é aproximar e articular as três esferas de governo e a sociedade para promover o desenvolvimento nestas áreas das cidades.
Florianópolis acolheu a ideia na gestão passada e agora promove as primeiras reuniões de planejamento. O estudo definirá planos em cerca de 50 metros das áreas urbanizadas a partir da linha do mar e 200 metros das áreas não urbanizadas ou até onde mudar o bioma (mangues, vegetação de restinga, dunas). A profundidade no ambiente marinho, até dez metros, também será avaliada.
Nesta terça, durante o seminário promovido pela prefeitura municipal e coordenado pelo Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), serão apontadas as primeiras propostas e o cronograma de oficinas e ações. Ao fim será montada uma comissão, formada por gestores públicos e integrantes da sociedade civil organizada que terá poderes consultivos e deliberativos.ltivos e deliberativos.
SAIBA MAIS:
O quê: Seminário de lançamento do Projeto Orla
Quando: 9/7, às 19h
Onde: Auditório da Justiça Federal de Santa Catarina, rua Paschoal Pitsica, 4810, Agronômica, Florianópolis.
Quanto: Gratuito e aberto ao público
Nenhum comentário:
Postar um comentário