quarta-feira, 17 de julho de 2013

MAR DE BALEIAS

Foto Projeto Baleia Franca / Divulgação

Aberta a temporada de baleias em SC
Projeto Baleia Franca registrou 36 baleias no Litoral do Sul do País

Começou a temporada em que as baleias-franca aparecem no mar da região sul do País. Desde o dia 8 de junho, 36 animais foram avistados pelo Projeto Baleia Franca. Cinco deles no litoral catarinense nesta terça-feira: uma em Florianópolis, duas em Imbituba e duas em Laguna.

A espécie costuma migrar para esta região entre junho e setembro. É a época em que se reproduzem e tem os filhotes. O período de gestação de uma baleia-franca é de um ano, e os machos também saem das águas mais geladas para tentar acasalar no mar quente. Os animais vêm da Antarctica com uma reserva de alimento — por aqui não há o suficiente para eles — e ficam em jejum durante toda esta época do ano.

Diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch disse que em setembro é quando elas estão em maioria no Estado:

— Elas vêm procurar água quente e proteção, por aqui não tem tubarões — disse.

A primeira baleia-franca vista no Sul do Brasil foi no dia 8 de junho, na praia de Torres, no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina apareceu no dia 12 de junho, na praia do Mar Grosso, em Laguna.

Mantém-se a proibição do turismo de observação de baleias

Mesmo com a temporada chegando, a justiça manteve a decisão de proibir o turismo de observação de baleias no Litoral de Santa Catarina. A suspensão é por tempo indeterminado e foi feita no último dia 17 de maio. 

A juíza Daniela Tocchetto Cavalheiro foi motivada por suposta "falta de estrutura de organismos federais para garantir monitoramento e fiscalização" da atividade, o que colocaria em risco a espécie, que está ameaçada de extinção.

A região Sul de Santa Catarina é uma das mais procuradas no Estado durante o verão. No inverno, as baleias acabam se transformando na principal atração dos municípios. Apenas em 2012, cerca de quatro mil visitantes realizaram o turismo de observação em barcos.

(Do DIÁRIO CATARINENSE - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: