Foto Caio Marcelo / Agencia RBSO superintendente estadual do Ministério da Pesca, Paulo Henrique Ferreira, explicando a boa notícia aos pescadores que aguardavam em frente ao Ibama |
Ibama libera uso de rede de cerco para captura da tainha em Santa Catarina
Problema estava impedindo os pescadores artesanais de trabalhar
Hoje (sexta-feira) pela manhã, um acordo entre Ibama, Ministério da Pesca e Federação dos Pescadores Artesanais de Santa Catarina resolveu o problema que estava afetando a safra da tainha. Os barcos estavam impedidos de usar a rede de cerco, usada para pescar tainha. Agora todas as licenças emitidas receberão um aditivo que permitira o uso.
Antes das 9h da manhã, cerca de 40 pescadores já estavam na frente do prédio do Ibama pedindo pela liberação que só aconteceu pouco antes do meio-dia. Segundo o superintendente do Ministério da Pesca, Paulo Henrique Ferreira, ainda é necessário receber um ofício de Brasília para conceder o aditivo.
— Hoje (sexta-feira) ou no máximo amanhã já teremos essa liberação, pois já há pessoas esperando por este acordo em Brasília.
Apesar de contentes, os pescadores criticaram o acontecimento, que resultou em uma multa de R$ 1.400 a um dos pescadores. A sexta-feira (17) era considerada um dia bom para a captura de tainha, já que no dia anterior houve vento sul. Foi um dia de pesca perdido, mas pelo menos se resolveu o problema principal da temporada de pesca.
(Do HORA DE SANTA CATARINA - www.clicrbs.com.br)
Um comentário:
ribana eles não sabem nada, proíbem o cerco, alguns dizem que a tarrafa é pesca predatória. enquanto isso traineiras vem aqui na boca da barra no proibido e dão lances gigantes acabando com o pescado da região e nos pescadores artesanais só se ferramos, e quando procuramos um orgão para fazer uma denuncia um joga pro outro e tem sempre a mesma desculpa, o barca ta quebrado, não tem piloteiro, não tem combustível não tem nada, mais vá la pescar de currico pra ver, te multam e prendem seu barco motor e rede. enquanto isso os camaroeiros estao fazendo arrastão proximo a arrebentação, e as parelhas acabando com tudo na costa, é como diz o ditado o pequeno só se f..., sistema lixo de politica ambiental aqui em Sp.
Postar um comentário