sexta-feira, 17 de maio de 2013

CAÇA DE MALHA

Foto Caio Marcelo  /  Agencia RBSO superintendente estadual do Ministério da Pesca, Paulo Henrique Ferreira, explicando a boa notícia aos pescadores que aguardavam em frente ao Ibama
Ibama libera uso de rede de cerco para captura da tainha em Santa Catarina
Problema estava impedindo os pescadores artesanais de trabalhar
Hoje (sexta-feira) pela manhã, um acordo entre Ibama, Ministério da Pesca e Federação dos Pescadores Artesanais de Santa Catarina resolveu o problema que estava afetando a safra da tainha. Os barcos estavam impedidos de usar a rede de cerco, usada para pescar tainha. Agora todas as licenças emitidas receberão um aditivo que permitira o uso.

Antes das 9h da manhã, cerca de 40 pescadores já estavam na frente do prédio do Ibama pedindo pela liberação que só aconteceu pouco antes do meio-dia. Segundo o superintendente do Ministério da Pesca, Paulo Henrique Ferreira, ainda é necessário receber um ofício de Brasília para conceder o aditivo.

— Hoje (sexta-feira) ou no máximo amanhã já teremos essa liberação, pois já há pessoas esperando por este acordo em Brasília.

Apesar de contentes, os pescadores criticaram o acontecimento, que resultou em uma multa de R$ 1.400 a um dos pescadores. A sexta-feira (17) era considerada um dia bom para a captura de tainha, já que no dia anterior houve vento sul. Foi um dia de pesca perdido, mas pelo menos se resolveu o problema principal da temporada de pesca.


(Do HORA DE SANTA CATARINA - www.clicrbs.com.br)


Um comentário:

Unknown disse...

ribana eles não sabem nada, proíbem o cerco, alguns dizem que a tarrafa é pesca predatória. enquanto isso traineiras vem aqui na boca da barra no proibido e dão lances gigantes acabando com o pescado da região e nos pescadores artesanais só se ferramos, e quando procuramos um orgão para fazer uma denuncia um joga pro outro e tem sempre a mesma desculpa, o barca ta quebrado, não tem piloteiro, não tem combustível não tem nada, mais vá la pescar de currico pra ver, te multam e prendem seu barco motor e rede. enquanto isso os camaroeiros estao fazendo arrastão proximo a arrebentação, e as parelhas acabando com tudo na costa, é como diz o ditado o pequeno só se f..., sistema lixo de politica ambiental aqui em Sp.