terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ESCOLA DO MAR


Foto Marcelo Palma

Curso de Pesca do IFSC Itajaí terá certificação da Marinha em 2013

Quem optar pelo curso técnico sairá com a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR)
Marjorie Basso
marjorie.basso@osoldiario.com.br
O campus de Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) será o primeiro do Sul do país a oferecer cursos certificados pela Marinha. Já a partir do ano que vem, os alunos que ingressarem no curso técnico em pesca sairão com o registro na Marinha, sem a necessidade de fazer um novo curso para a emissão da carteira.

A novidade vai facilitar a vida de quem pretende trabalhar no ramo e, depois de formado no técnico, ainda precisava fazer cursos específicos que levavam de três a seis meses para serem concluídos. Isso se os interessados conseguissem ingresso rápido na capacitação.

Em todo o Brasil, além do IFSC, apenas os Institutos Federais do Rio Grande do Norte e da Paraíba também estão autorizados a disponibilizar essa formação. As aulas ministradas a partir do ano que vem serão específicas de segurança no mar.

O acordo foi assinado no dia 20 de novembro durante a reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

As inscrições para o curso de Pesca abrem em julho do ano que vem e a capacitação fará parte da grade curricular, que prevê formação em um ano e meio. Interessados podem se increver pelo site do IFSC.

- A certificação de cursos decorrente da acreditação terá reconhecimento internacional, pois a Marinha do Brasil é a instituição credenciada internacionalmente para formação dos trabalhadores marítimos - explica o diretor-geral do campus Widomar Pereira Carpes Júnior.

Ampliação das atividades

Inicialmente, a preparação para emissão da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) da Marinha será oferecida somente no curso de Pesca. Mas a intenção da instituição é ampliar a possibilidade também para os alunos de Aquicultura. O coordenador do centro de referência do IFSC em Itajaí, Rodrigo Gomes, diz que serão oferecidas mais de 10 tipos de formações continuadas no setor, que também contarão com as aulas.

Para dar conta da demanda desses cursos, o IFSC vai construir um Centro de Referência em Navegação e Pesca Marinha (CNPMar) aqui em Itajaí, com simuladores de navegação e pesca, planetário e instalações de combate a incêndio e salvatagem.

Tudo isso para atender as determinações da IMO (organização marítima internacional). Dois barcos, que serão usados durante as aulas, já estão à disposição do campus. As embarcações foram adquiridas pelo instituto por R$ 106 mil.

Inscrições

Interessados em participar dos cursos técnicos do IFSC precisam ter ensino médio completo e participar de um processo seletivo. As inscrições para a turma do início do ano que vem já foram encerradas, mas haverá uma nova turma no segundo semestre. São 35 vagas para Pesca.

O instituto está formando a terceira turma com cerca de 15 alunos. Além de Pesca, a instituição também oferece o curso de Aquicultura e Eletroeletrônica.

(O SOL DIÁRIO)

Nenhum comentário: