quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SEM FENAOSTRA


Foto Divulgação
Maricultores tentam encontrar destino para quase um milhão de dúzias de ostras após cancelamento de festa na Capital
Associação Sul da Ilha de Maricultores estuda fazer um evento particular na região dos produtores

por Mônica Foltran
monica.foltran@diario.com
Não faltam críticas para a prefeitura de Florianópolis, que decidiu cancelar a 14ª edição da Fenaostra, que começaria amanhã. Em compensação, sobram ostras, mariscos e demais produtos preparados para o consumo durante o evento de 10 dias. O saldo são maricultores abalados pela notícia inesperada e que ainda pensam em alternativas para comercializar quase um milhão de dúzias do molusco que seriam consumidas no período da festa, na Capital.   

No Sul da Ilha, o presidente da Associação de Maricultores e Pescadores do Sul da Ilha, (Amprosul), Ademir Dário dos Santos, avalia com os associados a possibilidade da venda direta do produto com um preço reduzido. 

—  Devido a este impacto estamos sem saber o que fazer. Está todo mundo a ver navios. Estamos vendo a possibilidade de vender a ostra na praia — disse Ademir. 

A Amprosul envolve mais de 100 produtores que já sentem as consequências do cancelamento do evento. Ademir explica que com o aquecimento da água do mar em novembro, as ostras começam a morrer.

— A prefeitura trata a gente como nada, mas somos geradores de emprego e renda. Falaram que teria a festa, agora vamos ter que nos virar — desabafa. 

Em reuniões, produtores tentam manter o evento para o próximo ano. A ideia é conseguir o apoio da próxima gestão da prefeitura para garantir a festa. Para este ano, novas reuniões ainda vão decidir o que será feito com toda a produção preparada para a Fenaostra. 

— O único jeito vai ser baixar o preço — lamenta Ademir.   

Na Associação Sul da Ilha de Maricultores, produtores tentam organizar um evento particular entre os dias 7,8 e 9 de dezembro. A ideia é comercializar o molusco "in natura" e as ostras gratinadas, preparadas pelas mulheres dos maricultores para a Fenostra. Segundo o presidente da Asimar, Henrique da Silva, a liberação do evento ainda depende da autorização da prefeitura.

(Do DIÁRIO CATARINENSE - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: