terça-feira, 7 de agosto de 2012

MAR DE BALEIAS

Foto Divulgação PBF
21 baleias-francas avistadas em Imbituba
Em julho, 103 animais foram registrados em Santa Catarina
A quantidade desses animais no Estado supreende até mesmo os pesquisadores

Quem passou pela praia da Ribanceira, em Imbituba, nesta segunda-feira (6) conseguiu avistar 21 baleias-francas nadando bem próximo a costa. A equipe do Projeto Baleia Franca, que realiza o monitoramento desses animais, ficou surpresa pela quantidade avistada. Entre as baleias, cinco eram filhotes.

“O número de baleias nesta temporada está surpreendendo até mesmo nós pesquisadores. No sobrevoo realizado em julho, registramos um recorde de baleias avistadas: 103. E a cada dia estamos mais convictos de que o trabalho de conscientização ambiental realizado pelo PBF nos últimos 30 anos está dando resultados positivos”, comemora Karina Groch, Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca.

Filhotes catarinenses de baleia

Uma das baleias avistadas nesta segunda-feira é uma velha conhecida do Projeto Baleia Franca. Pela calosidade bem diferenciada foi fácil identificar a Olivia. A baleia, que teve o nome batizado pelos voluntários do PBF nesta temporada, passou o dia bem próximo ao canto da praia da Ribanceira, facilitando a observação e as fotos.

“Ela recebeu esse nome porque possui uma calosidade em formato de âncora, o que remeteu ao Popeye, mas como vimos que ela é fêmea ficou Olivia”, explica Karina.

Olivia foi identificada pela primeira vez em 2002. No dia do sobrevoo em julho desse ano ela foi avistada grávida pela equipe do projeto. E nesta segunda-feira, estava na praia de Itapirubá Norte com o filhote que provavelmente está com uma semana de vida e que nasceu em águas catarinenses. “Este é o terceiro filhote que ela tem aqui”, disse a Diretora de Pesquisa.

(Divulgação PBF)

Nenhum comentário: