segunda-feira, 16 de julho de 2012

Foto Milena Reinert

Safra de tainha segue até o fim de julho, mas pescadores estão descrentes com a captura do peixe

Segundo Ibama, regras de pesca para a atividade artesanal e industrial também vão até o final do mês


por JOYCE SANTOS

A temporada da tainha segue até o dia 30 deste mês, assim como as regras de pesca para a atividade artesanal e industrial, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No entanto, a reta final não traz muitas esperanças aos pescadores, que registram uma das piores safras nos últimos anos no Litoral de Santa Catarina.

A investida agora é na anchova, que já começa a ser capturada na Capital.

— As tainhas não virão mais este ano. Para dar conta dos prejuízos, estamos trabalhando, agora, com a pesca da anchova. O peixe não é tão famoso quanto a tainha, mas tem um valor comercial muito bom e bastante procura dos restaurantes de Florianópolis — considera o pescador artesanal Mário Polidoro Vieira, 38 anos, da Barra da Lagoa.
Expectativa grande por 2013

Para Márcio, assim como em 2006, quando a quantidade pescada quase empatou com a deste ano, com o total de 205 toneladas capturadas, no ano seguinte, o número de peixes foi espetacular.

— Se ocorrer como há seis anos, quando o safra foi horrível, mas em 2007 foi ótima, ano que vem estaremos fartos. Eu acredito nesta possibilidade. Acho que neste ano os peixes ficaram concentradas no Sul e fizeram boas reservas, que devem resultar em cardumes grandes para o próximo ano — acredita.
Santinho é a campeã

O troféu tainha, lanço 2012, foi divulgado no último sábado durante a festa que também leva o nome do peixe, no Bairro Ingleses. A comunidade anfitriã da entrega da premiação, marcada para o dia 28, é também a campeã deste ano, da praia do Santinho, com 6.575 quilos de tainha.

Em segundo a vizinha da praia dos Ingleses, com 5.350 peixes da espécie. O evento marcará o encerramento da safra atual, com atrações culturais na 7ª Festa do Surf, Música e Cultura Nativa da Ilha, no Clube Náutico Esporte Clube.


(Do jornal HORA DE SANTA CATARINA - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: