sexta-feira, 27 de julho de 2012

BALEIAS EM SANTA CATARINA

Divulgação/Paulo Flores/ICMBio/PBF-Brasil
Quantidade de baleias avistadas no
litoral catarinense é recorde em 2012

Foram 62 animais no primeiro trajeto da viagem que terá continuidade nesta sexta-feira

Há 15 anos o Projeto Baleia Franca realiza os sobrevoos de monitoramento no litoral catarinense e esta temporada está sendo de recorde. No primeiro, realizado nessa quinta-feira (26), 62 baleias foram avistadas somente no trajeto realizado de Imbituba a Passos de Torres (RS). Desse total, 20 eram filhotes, provavelmente nascidos há poucos dias.

Na sexta-feira a expectativa é de que mais animais sejam avistados já que a equipe sobrevoará a área de maior registro de animais nos últimos dias: Imbituba a Paulo Lopes.

“O último recorde de baleias-francas avistadas foi de 61 no trajeto completo em 2009. Este ano fizemos um pouco mais da metade do trajeto e 62 animais foram avistados, para essa sexta-feira esperamos que esse número aumente consideravelmente”, diz a Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch.

Os sobrevoos de monitoramento são importantes, já que para se proteger uma espécie, é fundamental a realização de estudos de dinâmica populacional, obtendo informações sobre quantidade de indivíduos existente, e os hábitos da espécie.

No caso das baleias-francas, em função das características da espécie, ampla distribuição e hábitos costeiros, estas informações são obtidas através do monitoramento aéreo, permitindo a amostragem de uma área bastante extensa em pouco tempo, otimizando os resultados.

(Com informações do Projeto Baleia Franca e Jornal Notícias do Dia)

Nenhum comentário: