quarta-feira, 13 de junho de 2012

"NOSSA PESCA"


Livro relata a pesca da tainha em Florianópolis
Fotógrafos Filipe Quintanilha e Eduardo Cassol são os autores da obra que contém mais de 60 fotos

Por: Rafael Peres Kassapian

Um ícone local e uma das mais fortes tradições culturais açorianas de Florianópolis. Assim pode ser definida a pesca da tainha, o peixe mais popular da cidade que é capital de Santa Catarina.

Para manter viva essa tradição e mostrar a rotina dos pescadores e as diversas etapas que envolvem a pesca da espécie, desde o preparo das redes à contagem e distribuição do pescado após os lances, foi lançado o livro fotográfico “Nossa Pesca: um retrato da pesca da tainha em Florianópolis”, de autoria dos fotógrafos Eduardo Cassol e Filipe Quintanilha.

“O objetivo é reavivar a identidade de Florianópolis, além de registrar um costume que é tão característico da nossa Ilha. A pesca artesanal de tainhas é um patrimônio cultural que devemos preservar”, observa o produtor cultural Filipe Quintanilha.

A publicação traz mais de 60 fotografias, feitas por Cassol e Quintanilha, acompanhadas de textos relatando o processo da pesca artesanal em algumas comunidades. Inicialmente a obra será distribuída em escolas, bibliotecas e comunidades pesqueiras de Florianópolis, sem previsão para venda.

(Da revista Pesca & Companha - veja mais no http://revistapescaecompanhia.uol.com.br/noticias)

Nenhum comentário: