quarta-feira, 13 de junho de 2012

MAIS TAINHAS EM GAROPABA

Foto Alan Pedro
A manhã desta quarta-feira foi produtiva para pescadores em Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina. Com canoas de remo e rede de arrasto, na pescaria feita de forma artesanal na praia do Centro, cerca de oito toneladas de tainha foram recolhidas do mar. É a maior quantidade registrada este ano na região, segundo pescadores.

O dono das embarcações, Pedro Paulo da Silva, conhecido como Paulinho Pescador, comemorou o resultado, mas conta que espera mais.

— A pesca foi muito boa, mas ainda esperamos mais. Tem muito peixe nas águas do Sul. Tendo o vento a favor e a entrada de alguma frente fria, a tendência é que eles venham cada vez mais pra cá — explicou Paulinho.

Por volta das 9h, cerca de 30 minutos depois que os peixes foram retirados da água, a movimentação na beira da praia se tornou intensa. Além das dezenas de pessoas que ajudaram na pesca, os curiosos se amontoavam na volta da rede para observar a pesca.

Segundo Paulinho Pescador, muitas pessoas já estão comprando o peixe.

— A praia tá lotada. Todo mundo chegando. É sempre um momento que a gente fica esperando. Agora temos que pesar. A gente sempre depois que pesa tira uma quantidade pra dividir entre o povo e os pescadores que ajudam. E já estamos também vendendo. São cinco reais (R$ 5) o quilo — disse — É bonito ver o povo caminhando, todo mundo levando a tainha nas mãos — concluiu.

Paulinho, morador de Garopaba, disse ainda que vive da pesca há mais de três décadas, dando sequência ao trabalho do pai.

— Tenho 50 anos, sendo 35 de pescaria. Eu já pescava com o meu pai. Então depois que ele faleceu eu segui pescando, o que é muito importante pra mim — disse o pescador.

Até a metade da tarde desta quarta-feira, Paulinho Pescador espera já ter a quantidade exata de tainhas retiradas da água.

— Como são cerca de cinco mil tainhas, a gente calcula que são mais de oito mil quilos. Até acho que será mais que isso, estamos avaliando por baixo — disse.

A safra da tainha começou no dia 15 de maio. As primeiras pescas no Leste da Ilha somaram cerca de duas toneladas.


(Do portal RBS - veja mais no www.diario.com.br )

Nenhum comentário: