terça-feira, 8 de maio de 2012

INFINITOS MARES DE ALCIDES

Foto Fernando Alexandre
O poeta Alcides Buss lança hoje, 8 de maio, terça, às 19h, na Fundação Cultura Badesc, o livro Janela para o Mar. Os poemas foram escritos ao longo dos últimos 15 anos e são uma celebração ao mar. A publicação é dividida em capítulos: O Mar de Dentro, subjetivo, o Mar de Fora, a imagem da praia, o ruído, o Mar de Amar, do amor. O livro ainda contém os blocos Língua do Mar, Música do Mar, Foriamar: ficções, Mar Inúmero.

Na apresentação do livro, o crítico e escritor Ivan Junqueira lembra que não foram poucos os poetas que cultivaram o tema do mar na literatura de língua portuguesa: Camões, Pessoa, Castro Alves, Cecília Meireles, Jorge de Lima, estão entre eles. Este é também o caso de Alcides Buss em Janela para o mar, “onde ao fundo intimismo dos versos, amiúde breves e concisos, se misturam certa indagação metafísica e uma indisfarçada preocupação ontológica”, escreve Junqueira.

Alcides nasceu em Salete, cidade catarinense longe dos oceanos. Aos 17 anos, quando já começava a esboçar os primeiros versos, e pisou pela primeira vez numa praia, o adolescente imaginava: “o mar é tão grande que não cabe nas palavras”. O tema estava latente e a realização do livro foi feita aos poucos, sem pressa. “Reli, descartei muitos poemas. O resultado foi uma seleção de 50% do que estava previsto para publicação”, diz o poeta.

Alcides começou a publicar seus poemas no final dos anos 60, dentro do movimento da poesia independente, também chamada marginal. Foi criador do Varal Literário e do Movimento de Ação do Livro, através do qual uma obra era repassada de mão em mão. Na UFSC, foi professor e diretor da editora universitária. Em 2000, foi finalista do Prêmio Jabuti o livro Cinza de Fênix e três elegias, da Editora Insular, 1999. Ao longo dos anos tem recebido inúmeros prêmios, entre eles o da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), pelo livro infantil A poesia do ABC, e o Prêmio Manuel Bandeira, da União Brasileira de Escritores (RJ), pelo conjunto de sua obra.

O quê: Lançamento de Janela para o mar, de Alcides Buss
Quando: dia 8, terça-feira, às 19h
Onde: Fundação Cultura Badesc. Rua Visconte de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, fone 3224-8846.
Quanto: gratuito
 
Janela para o mar, de Alcides Buss, editora Caminho de Dentro, R$ 20,00, 125 pág.


Nenhum comentário: