quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Baleias Francas estão "ficando" em SC



Ivone e seu quinto filhote catarina - Foto IBF

O terceiro sobrevoo de monitoramento do PBF (Projeto Baleia Franca) revelou um dado que deixou os pesquisadores animados: desde 2002, quando iniciaram os voos mensais, não havia sido registrado um número tão grande de baleias-francas no mês de novembro – último da temporada – no litoral catarinense. De acordo com a diretora de pesquisa do projeto, Karina Groch, esse dado se explica por dois motivos, primeiro o maior número de francas durante toda a temporada, foram 172, o segundo maior número de baleias avistadas em 29 anos de pesquisa. O segundo motivo seria as boas condições físicas das mamães baleias. “As baleias-francas adultas não se alimentam em Santa Catarina: elas ficam durante toda a temporada em jejum e começam a voltar para a Antártida para poderem comer. Este ano, porém, um número maior de baleias permaneceu por mais tempo alimentando os filhotes” revela Karina.

Ao todo foram avistadas 28 baleias-francas: 14 pares de mães e seus filhotes. A maior concentração das francas foi avistada nas enseadas das praias da Ribanceira e Ibiraquera, em Imbituba, e Gamboa em Paulo Lopes, onde 26 baleias foram registradas pelo projeto; outro par de mãe e filhote foi observado no Cabo de Santa Marta.

Entre os animais, uma surpresa: a baleia Ivone, identificada pelo PBF em 1999, foi avistada novamente durante o terceiro sobrevoo. Ivone foi batizada no início desta temporada em homenagem à avó de uma das voluntárias. É a primeira vez que o PBF registra uma permanência tão longa de uma baleia pelo litoral do Estado (cerca de quatro meses), sinal de que Ivone gosta muito das águas catarinenses. “A baleia Ivone foi avistada no dia 2 de julho na Praia de Itapirubá e estava sozinha, ainda sem filhote. No primeiro sobrevoo, realizado pela equipe no final de julho, ela estava na praia da Gamboa, já com o filhote recém-nascido; agora a encontramos junto com o filhote de três meses de idade na enseada de Ibiraquera. E vale lembrar que esse é o quinto filhote que a Ivone tem aqui em SC ao longo destes anos”, fala com entusiasmo a diretora de pesquisa.

Voos conseguiram trazer a criação da APA da Baleia-Franca
O fim da temporada das francas em Santa Catarina está se mostrando como um dos melhores dos últimos anos. “O número de encalhes ficou abaixo da média: foram apenas dois filhotes que já chegaram à praia sem vida. O único animal que encalhou vivo, em um banco de areia, foi resgatado com sucesso. Isso revela que todo o esforço das pessoas que se dedicam à conservação da espécie está valendo a pena” revela Karina.

Esse foi o último sobrevoo que a equipe realizou na temporada de 2011. O voo contou com a participação do biólogo Paulo Flores, analista ambiental do Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio e da oceanógrafa Luciana Moreira, analista Ambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio. Segundo Paulo Flores, a técnica de sobrevoo é valida para que se possa fazer a identificação e localização dos animais, permitindo uma melhor compreensão sobre os locais de concentração e tempo de permanência, além de uma análise consistente da dinâmica populacional, fundamental para a conservação da espécie.

Os sobrevoos realizados pelo Projeto Baleia Franca já trouxeram um resultado importante: foi a identificação da principal área de concentração da espécie no Brasil, resultando na criação da APA da Baleia Franca/ICMBio. “A APA abrange 130 km de costa, e vai desde o sul da Ilha de SC até o Balneário de Rincão, com objetivos de proteger as baleias-francas e garantir que a espécie possa continuar utilizando esta região como principal área de concentração reprodutiva no Brasil”, revelou Karina.

(
De Ludmila Souza, no Notícias do Dia - www.ndonline.com.br )

Nenhum comentário: