terça-feira, 12 de julho de 2011

MOLHES DE LAGUNA


Foto DC

Três mamíferos da espécie franca foram vistos ontem no Sul do Estado

Três baleias-francas apareceram ontem no canal dos molhes que dá acesso à Lagoa Santo Antônio, em Laguna, no Sul do Estado, e fizeram a alegria de dezenas de pessoas que foram ao local para observar e fotografar os mamíferos. A temporada de baleias começou no início do mês e vai até o final de setembro.

O grupo de baleias foi visto saindo da praia e chegando ao canal pouco depois do meio-dia. Ao contrário de outros anos, quando iam até as proximidades do porto pesqueiro, cerca de um quilômetro adiante, desta vez os mamíferos permaneceram na parte inicial dos molhes. De acordo com a bióloga e diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF), Karina Groch, a suspeita é de que se tratava de dois machos e uma fêmea.

– A movimentação e socialização em alguns momentos indicava um acasalamento. Foi uma cena interessante, pois os golfinhos que ficam por ali ajudaram as baleias a achar a saída do canal – explica.

Os três mamíferos deixaram o canal pouco antes das 16h e acabaram com a festa de várias pessoas que observaram a movimentação. A expectativa é de que as baleias seguiram para a região de Garopaba e Imbituba, cujas praias favorecem o acasalamento, nascimento e amamentação da espécie.

O Projeto Baleia Franca esperam que o ciclo trianual se mantenha e, por isso, a estimativa é de que cerca de 140 baleias sejam observadas na região, como aconteceu em 2008. No ano passado foram contabilizadas cerca de 110 baleias-franca.
(De Marcelo Becker, no DC de 12/7/11 - Veja mais no www.diario.com.br )

Nenhum comentário: