Clic que aumenta
Veja as praias que mais cercaram até agora
Acompanhe o ranking diretamente no
www.institutocostaosocial.blogspot.com
Criado em 2009 com o objetivo de resgatar a tradição nativa da pesca artesanal e valorizar as comunidades pesqueiras da Ilha de Santa Catarina, o "Trofeu Tainha" premia a comunidade vencedora com um troféu, homenageando a cada temporada uma personalidade local. Este ano o homenageado é o Prof. Nereu do Vale Pereira, doutor em sociologia, economista e folclorista. Atuou durante muitos anos na Universidade Federal de Santa Catarina, e já publicou várias obras relacionadas ao folclore catarinense com destaque para “As festas do Divino Espírito Santo– Origens” de 1985; “A Arte da Baleeira”, de 1991, e “A Ilha – 500 anos”, entre outros. Foi vereador, deputado estadual e presidente do Avaí Futebol Clube.
Nos anos anteriores, foram homenageados o jornalista Cacau Manezes, e o meteorologista e "Bruxo da Ilha" A. Seixas Neto.
PRESENTE E FUTURO
Historicamente a safra da Tainha se inicia em 15 de maio e se estende até 31 de julho. As comunidades pesqueiras artesanais da Ilha de Santa Catarina mobilizam-se nesse período.
Essa modalidade de pesca sempre constituiu grande importância no caráter sócio econômico e é uma tradição local.
O “Troféu Tainha” é entregue anualmente a comunidade que pescar o maior número de Tainhas no cerco de praia durante a temporada de pesca.
A soma oficial de Tainhas é de responsabilidade da Sindpesca (Sindicato de Pesca do Estado de Santa Catarina).
Numa parceria do Institiuto Costão Social e da Fundação Frankilin Cascaes, a comunidade vencedora receberá o “Troféu Tainha” em ato público, no vão central do Mercado Público da Capital, na última semana do mês de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário