quarta-feira, 15 de junho de 2011

LUA VERMELHA

Vídeo da Nasa, em inglês, explicando o eclipse
É HOJE!
Durante o fim de tarde de hoje, a Lua estará em eclipse completo. O fenômeno, que acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, será das 14h22min até as 20h02min (horário de Brasília) e poderá ser visto em todo o Estado de Santa Catarina assim que a Lua nascer.
O eclipse só será observado por completo no continente africano, na Ásia Central, no Oriente Médio e no oeste da Austrália. Este será o mais longo eclipse lunar desde julho de 2000. A Lua abandonará seu tom prateado para assumir uma coloração laranja. O tom aparece devido à irradiação da luz solar na atmosfera terrestre, e se acentua com a poluição e poeira.
Quem observar o fenômeno do Estado verá a Lua já nascer em eclipse completo e poderá comtemplar apenas a metade final do evento. Na Capital, a Lua apontará no horizonte às 17h13min. Neste horário, com o céu sem nuvens, a Lua poderá ser vista completamente laranja ao nascer. Segundo a Epagri, a possiblidade de o céu estar sem nuvens no fim da tarde de quarta-feira em Florianópolis é de 80%.
Para quem quiser acompanhar o eclipse lunar desta quarta-feira mais "de perto", o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, estará com as portas abertas a partir das 17h. O público será recebido por professores e estudantes do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física e poderá observar o fenômeno com telescópios.
A observação faz parte do projeto De Olho no Céu de Floripa, que recebe o público todas as quartas-feiras na UFSC. Os visitantes podem contemplar o céu e aprender noções básicas de Astronomia ao mesmo tempo. Mais informações pelo site do Observatório ou pelo telefone (48) 3721-9063.
(Com informações da UFSC e do DC - www.diario.com.br )

Nenhum comentário: