Foto Fernando Alexandre
Foto Andrea Ramos
ÚÚÚÚ!!!! ÚÚÚÚ!!!! ÚÚÚÚÚ!!!!!
Com vento Sul soprando calmo, chuva fina, mar pouco mexido e temperaturas em torno dos 15 grau, começou hoje a pesca da tainha de 2011 no Pântano do Sul e no litoral que vai do Rio Grande do Sul até quase o Espírito Santo.
Na praia, todos os olhos estão voltados para o mar e para as dunas, esperando que as águas fiquem "arrocheadas" pelos cardumes e que os vigias abanem lá do alto suas camisas avisando da entrada de uma "manta" grande de peixes.
A partir de hoje, dia 15 de maio, término do "defeso", e até 30 de julho,
a qualquer hora pode ecoar pela praia e pelas ruas e ruelas da pequena comunidade de pescadores o tão esperado ÚÚÚÚ!!!!, grito que está preso na garganta desde a safra do ano passado e que avisa da proximidade do peixe, convocando a "camaradagem" para o secular ritual do cerco e arrasto das tainhas.
"Osmarina", "Terezinha", "Mariposa" e "Espírito Santo", canoas "bordadas" de um pau só e licencidas para a pesca de cerco, já estão "aprontadas" e "apetrechadas" com suas redes e remos.Centenas de cardumes de milhares de tainhas continuam deixando a região estuária da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, em busca de águas mais quentes para a desova anual. E já começam a chegar por aqui.Ontem mesmo, sábado, pequenos cardumes já foram avistados na baía do Pântano do Sul.
Com os espinheiros floridos, as arueiras cheias de frutos, os caranguejos aparecendo na praia e o Rio das Pacas correndo para o lado da praia, a pesca deste ano deve ser das melhores, se o tempo ajudar. E ele está ajudando.
É o que todos acreditam e torcem.
ÚÚÚÚ!!!!
É tempo de Tainhas!
É tempo de festa nas praias!
Foto Fernando Alexandre
Nenhum comentário:
Postar um comentário