Foto Fernando Alexandre
Surfistas de Barra Velha vão respeitar a pesca da tainha
Com a chegada do frio, a principal safra da pesca artesanal está prestes a começar com apoio da comunidade do surf local. Através do diálogo entre os pescadores e a Associação de Surf Costão dos Náufragos (ASCN), os amantes das ondas deverão respeitar a temporada da tainha e evitar surfar nas praias onde se costuma realizar a pesca de cerco. O objetivo é não afugentar o peixe que traz maior renda à comunidade dos pescadores. A temporada da tainha inicia no dia 15 de maio e finaliza em 31 de julho e movimenta todo o setor pesqueiro do Estado, gerando postos de trabalho e acrescentando a economia de todo litoral. Ano passado foram capturados 2,7 mil toneladas do peixe e trabalharam mais de 5 mil pessoas direta ou indiretamente. De acordo com o presidente da ASCN e pescador profissional, Sérgio André, foi solicitado aos associados da entidade e aos surfistas que frequentam o balneário a não frequentar a desembocadura do rio Itapocú e do rio Itajuba nos dias em que o mar estiver liso, já que são as condições ideais para as pescas de cardumes. Durante a temporada somente poderá pescar quem estiver com a embarcação devidamente licenciada, seja para arrastão de praia, caça de malha ou barco industrial. Além disso todas as pessoas que tenham participação direta na pesca deveram estar devidamente licenciadas e portar RGP. O Ministério Publico Federal determinou fiscalização rigorosa a policia ambiental das embarcações que estiverem operando sem licença e solicitou que o sindicato denuncie os falsos pescadores. (Informações da www.aquarelafm.com.br )
Um comentário:
Tudo começa em cima da safra da tainha...marcação rigorosa esse povo de barra velha que esta lá na prefeitura ..tropa de l.... ...muitos tem barcos sem licença .barcos feitos esse ano..
pra isso dar certo tem que marca uma reunião e bota em jogo todas as embarcaçoes que estão irregualar..são muitas..o sergio andré pesca ?o ano todo? basta apenas uma reinião no proprio porto dos pescadores..
Postar um comentário