Fotos Fernando Alexandre
Vai ter de tudo na estação que começa hoje: as chuvas devem diminuir, mas são esperadas ondas de calor intenso, e também geadas e até neve. É o que indica a previsão do tempo para o outono, que começa hoje às 20h21min. As temperaturas vão diminuindo aos poucos e o frio começa a ser sentido entre os meses de abril e maio. Na nova estação, pode acontecer de tudo um pouco: calor intenso – formando os veranicos –, ocorrência de geadas e até mesmo um pouco de neve, no Planalto Sul, de acordo com a Epagri/Ciram.
Depois de um verão bastante chuvoso, onde as médias de chuva chegaram a 400mm em 30 dias, principalmente entre o Norte e o Litoral do Estado, o tempo volta a ficar mais seco. Deve chover de 100mm a 160 mm por mês.
O fenômeno La Niña volta a atuar em SC, mas com intensidade fraca. Com ele, o clima fica mais seco e a chegada do frio é antecipada para o final de abril. Diferente do verão, quando os catarinenses sentiram influência direta da umidade da Amazônia e das águas quentes do Oceano Atlântico.
As temperaturas nos três primeiros meses do outono devem ficar na média ou abaixo dela. Na região de Florianópolis, as mínimas costumam marcar 21ºC em março, 18ºC em abril e 15ºC em maio. Já as máximas ficam entre os 28º e 23ºC.
(Com informações do http://www.diario.com.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário