Torben Grael, pegando vento no mar de Jurerê
A Semana de Vela começou ontem, com vento fraco em Jurerê, e algumas das principais estrelas da modalidade no Brasil entraram na raia. A partir de hoje, a constelação vai ganhar um brilho especial com as presenças de Torben Grael e Robert Scheidt, os maiores velejadores olímpicos da história do país.
Dono de cinco medalhas olímpicas (dois ouros, em Atlanta 1996 e Atenas 2004), Torben chega hoje a sede do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê. O velejador compete só na próxima semana, na Seletiva Pré-Olímpica, na classe Star. Ele tem como missão derrotar a dupla formada por Robert Scheidt e Bruno Prada, líder do ranking mundial da Federação Internacional de Vela (Isaf). Scheidt chega apenas no sábado, mas Prada competiu ontem, pela Lightning.Por esse e outros motivos, o catarinense André Fonseca, o Bochecha, valoriza a Semana Brasileira de Vela, que encerra no dia 27 de fevereiro. Bochecha também compete a partir da próxima semana, na classe 49er, o barco mais veloz da vela, ao lado do filho de Torben, Marco Grael. Ontem, a dupla treinou junto as velejadoras medalhistas de bronze em Pequim Fernanda de Oliveira e Isabel Swan – que serão adversárias na próxima semana, na classe 470, já que a dupla foi desfeita. Fernanda tem como parceira Ana Barbachan, enquanto Isabel veleja com Martine Grael, filha de Torben.
Enquanto isso, as primeiras regatas de Laser Radial, Lightning, Hobie Cat e Snipe foram realizadas com vento fraco e a presença de outras estrelas, como o campeão pan-americano Alexandre Paradeda, que tenta assegurar vaga em mais um Pan, ao lado do parceiro Gabriel Kieling. A dupla ficou com a nona colocação na única regata do dia, vencida pela dupla Paulo Santos e Rodrigo Inácio.
Na Laser Radial, classificatória para a vaga da classe Sunfish no Pan, também houve apenas uma largada, e a vitória ficou com o catarinense Henrique Back. Na Lightning, a tripulação da família Buckup ganhou as duas regatas realizadas, e, na Hobie Cat, José Roberto e Anderson Souza superaram as outras seis duplas, também em duas provas.
95 velejadores competiram no primeiro dia de regatas, em 62 barcos distribuídos nas classes Laser Radial, Snipe, Lightning e Hobie Cat 16.
(Com informações do www.diario.com.br )
Nenhum comentário:
Postar um comentário