Entrega do troféu em 2009 - Foto Divulgação
Lagoinha do Norte receberá trófeu por ser a que mais pescou tainhas na Ilha de Santa Catarina
Tradicional pesca de arrastão será homenageada com festa no próximo dia 23
A Praia da Lagoinha do Norte, em Florianópolis, foi a que mais fisgou tainhas na safra 2010 na Ilha de Santa Catarina, com 36,8 mil peixes, e vai receber o Trofeú Tainha.
O prêmio está na sua segunda edição e tem o intuito de divulgar a tradicional pesca de arrastão da cultura açoriana. Além da comunidade, o colunista do Diário Catarinense Cacau Menezes, homenageado neste ano, também receberá o troféu.
A premiação está programada para 23 de julho, às 19h30min, no rancho dos pescadores na Praia da Lagoinha, no Norte da Ilha.
O evento é promovido pelo Instituto Costão Social em parceria com a Escola Básica Municipal Osvaldo Machado, no bairro Ponta da Canas. A festa é aberta ao público.
Confira o ranking:
1º Lugar — Praia da Lagoinha do Norte, com 36,8 mil peixes
2º Lugar — Praia dos Ingleses, com 32,5 mil peixes
3º Lugar — Pântano do Sul, com 14,3 mil peixes
4º Lugar — Praia dos Naufragados, com 7,2 mil peixes
5º Lugar — Praia do Campeche, com 6,8 mil peixes
Temporada fraca
Segundo a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a safra deste ano deve ficar em cerca de 2,2 mil toneladas, se somadas as pescas artesanal e industrial. No ano passado, foram 5,1 mil toneladas. Esta quinta-feira foi o último dia da temporada da tainha, mas por lei a pesca pode seguir até 31 de julho. A resposta para uma temporada ruim foi o frio, que demorou para chegar. Além disso, desde o início do período de pesca, em maio, houve ressaca e muita chuva. Em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte do Estado, uma das cidades com tradição na pescaria, a safra inteira de peixes não chegou a 10 toneladas.
Nos anos anteriores eram pescados entre 30 e 50 toneladas, segundo o presidente da colônia de pescadores da cidade, Jamir da Silva."
Nenhum comentário:
Postar um comentário