Foto de Whale Silva
O município de Imbituba, sul de Santa Catarina, é agora a Capital Nacional da Baleia Franca. O vice-presidente em exercício, José de Alencar, assinou no dia 5 de julho a Lei 12.282, que confere o título à cidade.
Segundo dados do Instituto Baleia Franca, Imbituba é a cidade de Santa Catarina onde se registra o maior número de baleias na temporada, julho a novembro, destacando-se a praia da Ribanceira.
Segundo a bióloga do Instituto, Mônica Pontalti, aproximadamente 60 baleias são avistadas no município durante a temporada, sendo que, cerca de 1/3 são encontradas na Ribanceira. "Não existe uma causa definida sobre a preferência das baleias por esta praia, mas é comprovado através da avistagem que a maior concentração de baleias acontece lá", informa a bióloga.
Neste ano, até o momento, o Projeto Baleia Franca contabilizou cinco baleias (duas mães, dois filhotes e um adulto) em Itapirubá. Entretanto, o maior número destes mamíferos é registrado nos meses de agosto e setembro.
O monitoramente de baleias em Santa Catarina é realizado da Lagoinha do Leste, sul da Ilha, até Balneário Rincão, em Içara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário