Foto Fernando Alexandre
A PIOR SAFRA EM 5 ANOS NO ESTADO
A temporada da pesca da tainha em 2010 foi a pior dos últimos cinco anos em Santa Catarina, segundo a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A safra deste ano no Estado deve ficar em cerca de 2,2 mil toneladas, se somadas as pescas artesanal e industrial. No ano passado, foram 5,1 mil toneladas.
Esta quinta-feira foi o último dia da temporada da tainha. A resposta para uma temporada ruim foi o frio, que demorou para chegar. Além disso, desde o início do período de pesca, em maio, houve ressaca e muita chuva.
Em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte do Estado, uma das cidades com tradição na pescaria, a safra inteira de peixes não chegou a 10 toneladas. Nos anos anteriores eram pescados entre 30 e 50 toneladas, segundo o presidente da colônia de pescadores da cidade, Jamir da Silva.
— Muitos pescadores melhoraram os equipamentos e compraram redes novas para pescar tainha, mas nem molharam a rede. Muitos ficaram no prejuízo — disse.
Aristote de Souza, 78 anos, é pescador desde os 16. Nascido e criado em Barra do Sul, ele vem de uma família de pescadores e passou a tradição para os sete filhos.
— Eu pesco porque gosto. Agora já sou aposentado. Me preocupo com meus filhos, que hoje vivem disso — diz.
Apesar de decepcionado com a safra ruim, ele garante que o camarão, pescado depois da tainha, pode aliviar a renda de muita gente.
— Deus dá coberta conforme o frio. Temos de agradecer porque, se não vem fartura de uma lado, vem de outro. Não vai faltar comida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário