quinta-feira, 22 de julho de 2010

BALEIA ATINGE VELEIRO

Uma baleia aparentemente da espécie "Franca" ou "Austral", que costuma frequentar também o litoral de Santa Catarina, atingiu ontem um veleiro na costa Sul da África do Sul.
Palomo Werner e Ralph Mothes estavam navegando ao largo da costa no seu iate Intrepid quando uma baleia, com cerca de 40 toneladas, caiu sobre a embarcação, causando grandes danos ao veleiro, que chegou a ficar "desmastreado".
"Foi realmente incrível, mas muito assustador", disse Palomo Werner, que estava navegando com seu parceiro, Ralph Mothes. Testemunhas afirmaram que um barco inflável e um iate estavam assediando e importunando a baleia pouco antes do incidente. Os proprietários do veleiro estão sendo investigados, pois de acordo com as leis destinadas a proteger as baleias na África do Sul, as embarcações devem permanecer a 300 metros de distância dos animais e se afastar se eles se aproximarem.
As baleias "Austrais" ou "Francas" são conhecidas por serem dóceis e ´raramente atacarem embarcações. É exatamente por esta característica que elas estão em extinção, pois se tornavam presas fáceis para serem capturadas. (Imagens sem crédito. A indicação é do Miguel Sanches, do site http://www.conjuminando.com.br/ )

Nenhum comentário: