sábado, 26 de junho de 2010

ÚÚÚÚÚÚÚ!!!!!!! FESTA NO PÂNTANO!

Foto Andrea Ramos
Em três "lanços", pescadores do Pântano do Sul cercaram e arrastaram na tarde de hoje cerca de 1.500 peixes. Desde cêdo, os vigias já estavam abanando para avisar da existência de um cardume próximo ao costão. A canoa "Terezinha", patroneada pelo "Barrinha", escorregou pelas estivas e nem chegou a molhar a prôa, quando o cardume de tainhas "abriu".
Depois das 11 horas, mesmo com a praia deserta, a torcida era dupla: para que o Brasil fizesse gols e que os peixes só encostassem depois do jogo. A seleção brasileira não fez gols e os peixes não apareceram ou não foram vistos pelos vigias.
Logo depois do jogo, os vigias voltaram a abanar e o grito de ÚÚÚÚÚÚÚ!!!!!!!!!! voltou a ser ouvido em toda a comunidade. "A canoa "Osmarina", patroneada pelo Armando, foi prá água e cercou mais de 600 tainhas. O cerco não tinha ainda terminado quando os vigias voltaram a abanar e, em meio aos gritos de alegria, a centenária canôa "Espirito Santo" escorregou para a água e cercou outro cardume, patroneada pelo Dário: foram quase 500 peixes.
Em seguida foi a vez "Mariposa" mostrar que também estava "aprontada" para a pesca. Patroneada pelo Didi, cercaram um pequeno cardume de quase 200 peixes.
Depois da longa espera, finalmente as tainhas encostaram no Pântano do Sul.
FESTA NA PRAIA!
Contado e dividido em quinhões entre os camaradas que estão na lista das canoas - são duzentos nas 4 listas - ainda sobrou peixe para todas as outras pessoas que ajudaram nos "lanços".
A noite, o aroma de tainhas fritas ou assadas invadiu todas as ruas e ruelas da comunidade!

Nenhum comentário: