sábado, 15 de maio de 2010

ÚÚÚÚÚÚ!!!!!!

Cerco do ano passado - Foto Fernando Alexandre
.
ABRIU A PESCA!!!
.
Os olhos estão fixos no mar desde cedo, nessa manhã de outono com temperaturas amenas, céu azul, e um suave vento Nordeste. Os "ternos de praia", formados pelas canoas "Osmarina", "Terezinha", "Espírito Santo" e "Mariposa" já deixaram os ranchos e estão à meia-praia. Todas "aprontadas". Na parte mais alta das dunas, próximo ao Balneário dos Açores, a "Vigia Sêo Domingos" já está montada e os pescadores mais experientes estão desde cêdo passeando o olhar pelas águas da Baía do Pântano do Sul em busca dos grandes cardumes que já saíram da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.
A "Camaradagem" da Tainha, (cerca de 200 pessoas que participam ativamente da pesca) e toda a comunidade já está de ouvido apurado a espera do "apupo", o sonoro
ÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚ!!!!!!!!,
grito que ressoa e se multiplica rapidamente pelas ruas, casas e becos da vila e avisa da proximidade dos peixes.
É que começou hoje, sábado, dia 15, a pesca da tainha em todo o litoral de Santa Catarina, ritual centenário que ainda agrega e reune moradores da praia em torno de uma atividade coletiva. Com o fim do defeso, período do ano em que a pesca é proibida para que os peixes se reproduzam, já é permitida a captura das tainhas nas praias e costões de todo o litoral, seja de tarrafa, garatéia ou rede de arrasto, o terno de praia. No Sul da ilha a pesca também é realizada em pequenas embarcações (baleeiras ou botes) que cercam os cardumes numa distância mínima de uma milha (cerca de 1800 metros) das praias e costões com redes de caça de malha.

Nenhum comentário: