A ressaca do mar, que tem causado destruição em várias praias de Santa Catarina, deve continuar neste fim de semana e pode se estender na segunda e terça-feira, segundo meteorologistas.
O motivo é a entrada de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no Sul do país, entre a noite de sábado e o domingo.
O mar fica agitado, com picos de onda de quatro metros mais longe da costa. A navegação não é recomendada, segundo o Centro de Informações de Recursos Naturais e Hidrometeorologia do Estado (Ciram). Permanece, também, o risco de o mar avançar sobre a orla, o que pode causar mais estragos em ruas, passeios e construções, como aconteceu esta semana em Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, no Norte do Estado e nas praias da Ilha de Santa Catarina.
A explicação para a ressaca é a combinação de ventos que empurram as grandes ondas para a costa, as chuvas trazidas pelos ciclones extratopicais e as marés astronômicas, que está alta nesse período.
O pico de maré para a região é de 1,8 metro às 16h58min de hoje e às 17h39min de amanhã. Na segunda-feira, às 18h9min, a maré chega a 1,7 metros. Os números seguem o padrão dos últimos dias são considerados altos pela Defesa Civil.
(Informações do DC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário