segunda-feira, 22 de março de 2010

REDE "CONFISCADA"

Fotos Andrea Ramos Quase 300 pescadores e moradores da praia do Pântano do Sul "confiscaram" no começo da noite de ontem as redes de um barco atuneiro (que pesca Atum em alto mar e utiliza iscas vivas, as sardinhas) que realizava a pesca de arrasto a poucos metros da praia, o que é proibido por lei. Esse tipo de pesca de sardinhas é extremamente predatório, pois utiliza redes com malhas pequenas (que pegam todos os tipos e tamanhos de peixes) que são arrastadas pelo fundo do mar, revirando toda a areia e afastando os peixes.
Cansados de denunciar e chamar a fiscalização e nunca serem atendidos (quando tem lancha, falta gasolina; quando tem os dois não tem equipe e etc...) pescadores e moradores resolveram agir por conta própria. O barco que realizava a pesca só não foi também arrastado para a praia porque os cabos da rede foram cortados pela tripulação.
A rede só será devolvida quando algum representante da fiscalização ambiental aperecer na praia. Com a chegada de uma viatura da polícia, o barco-mãe se afastou rapidamente da baía do Pântano do Sul.

Um comentário:

Zé Martinelli disse...

É isso aí!!! Passa a faca na rede desses mercenários