sábado, 14 de novembro de 2009

Pilossauro

O crânio fossilizado de um "monstro marinho" gigante foi descoberto na costa da Grã-Bretanha. O predador, chamado de pilossauro, viveu nos oceanos há 150 milhões de anos. O crânio tem 2,4 metros de comprimento, e especialistas dizem que ele poderia pertencer a um dos maiores pilossauros já encontrados: com até 16 metros de tamanho.
O fóssil, que foi encontrado por um colecionador, foi comprado pelo governo do condado de Dorset por 20 mil libras (cerca de R$ 65 mil). Ele foi comprado com dinheiro do Heritage Lottery Fund (um fundo da loteria britânica destinado a patrimônios culturais) e será analisado cientificamente, para depois ser exposto ao público no museu do condado.
Os Pilossauros pertencem a um grupo gigante de répteis aquáticos que dominavam os mares na mesma época em que os dinossauros viviam na Terra. Eles tinham pescoços curtos e cabeças gigantes, semelhantes a de crocodilos, com mandíbulas poderosas e dentes grandes e afiados. Usando quatro patas em formas de pás para impulsionar seus corpos pela água, eles conseguiam facilmente alcançar presas como ichthyossauros (peixes-répteis) e outros plesiossauros.
Segundo o paleontólogo David Martill, da universidade britânica de Portsmouth, eles eram monstros, que tinham músculos gigantes nos seus pescoços, o que permitia que segurassem bem suas presas e provocassem um banho de sangue.
Informações e imagens da BBC Londres.

Nenhum comentário: