Milhares de morsas estão se aglomerando na costa noroeste do Alasca, um sinal de que o meio ambiente do Ártico foi afetado pelo aquecimento global. Chad Jay, especialista em morsas do Serviço geológico dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira que aproximadamente 3,5 mil desses animais estão na área do litoral do Mar de Chukchi a 225 quilômetros ao sudoeste da localidade de Barrow.
Durante anos, as morsas chegavam à costa do Alasca de forma intermitente durante sua migração rumo ao sul no outono, mas nunca tão cedo e em tamanha quantidade.
— Isto é totalmente novo. É resultado de o gelo do mar estar se afastando da plataforma continental — afirma Jay.
Diferentemente das focas, as morsas não podem nadar de forma indefinida e devem descansar periodicamente durante suas incursões no mar em busca de alimento. Elas dependem do gelo como plataforma para obter mariscos nas águas pouco profundas da parte externa da plataforma continental.
O Mar de Chukchi, também chamado de Tschuktschen, situa-se no Oceano Ártico, entre Chukotka, no leste da Sibéria e Point Barrow, no Alasca.
Ele é composto de uma plataforma continental que ao sul se estreita em forma de ampulheta dando origem ao Estreito de Bering.
Nenhum comentário:
Postar um comentário