sábado, 13 de setembro de 2014

MAR DE SARDINHAS

Foto Divulgação Unicamp
Foto Divulgação Fundacentro

As sardinhas continuam surgindo em abundância nos mares do Sul. Semana passada, grandes cardumes encostaram na baía do Pântano do Sul, fazendo a festa de dezenas de pescadores que rapidamente apareceram com suas tarrafas em todos os cantos na praia, logo depois do entardecer.
Como as sardinhas vêm sempre acompanhadas das espadas - um de seus predadores - elas já começaram a encher as redes dos dois cercos (redes fixas) da Praia. Tanto a equipe do Ademir como a do "Barrinha" estão na lida, e já chegaram a tirar até 2 toneladas de espadas por dia.
O período de defeso da sardinha (Sardinella brasiliensis) passou a ser permanente entre o Cabo de São Tomé, no Rio de Janeiro e o Cabo de Santa Marta, no Sul de Santa Catarina. O período de proteção foi estabelecido entre 15 de junho e 31 de julho e de 1 de novembro a 15 de fevereiro por meio de norma definida pelo Ibama em maio de 2009.
De acordo com o Ibama, a medida tenta garantir a recuperação dos cardumes de sardinha e o retorno da pesca para as comunidades de pescadores artesanais na faixa litorânea no Sul e Sudeste brasileiros. A medida criou também regras para o desembarque da espécie, que só poderá ser realizado até os dias 17 de junho e 3 de novembro de cada ano, ou seja, dois dias após o início de cada período de defeso.
O uso da sardinha como isca viva na captura de atuns e outras espécies também deve obedecer o tamanho mínimo definido pelo Ibama, 17 centímetros, e ser suspensa durante o período de defeso.

2 comentários:

Anônimo disse...

É engraçado ver uma foto do barco do meu pai num blog carioca, desconhecia que pescavam sardinha na zona costeira do Rio de Janeiro, sendo eu de Sesimbra em Portugal alem da sardinha tambem temos Escolas de Samba em comum embora noutra dimensão e noutra temperatura.
Visitem o sesimbra.blogspot e podem ver desde a pesca da sardinha como no mes de Fevereiro o nosso carnaval.

Um abraço ao autor do blog que publicou uma foto minha no outro lado do atantico na cidade maravilhosa.

.................................................................... disse...

Olá amigo anônimo de Sesimbra. Os mares não tem fronteiras, não é? Somos de Florianópolis, uma ilha no sul do Brasil, que também é uma cidade maravilhosa. Aqui pesca-se muita sardinha, que também são conhecidas como manjuvas, mas devem ser um pouco diferentes das que vocês tem por aí.Entramos no seu blog, achamos as fotos muito bonitas.
Um abraço.