sexta-feira, 5 de junho de 2009

Os Botos e as Tainhas

Os botos ou golfinhos chegam a 37 espécies. Vivem cerca de 35 anos , são dóceis, brincalhões e apreciam a companhia humana. Num único mergulho são capazes de submergir por 20 minutos até 300 mts. de profundidade. Conseguem nadar a velocidades de até 40 km/hora.

“Fato curioso é o que se observa nas praias da Laguna: os pescadores, de pés fincados na areia e de tarrafas em punho, pescam as tainhas que são tangidas pelos botos até a praia. E os botos, pacíficos mamíferos do mar, que corcoveiam à flor das ondas, renovam inúmeras vezes o assédio marítimo, como perdigueiros amestrados a serviço dos pescadores. O surpreendente é que os pescadores se familiarizaram de tal forma com esses animais que acabaram batizando-os até com nomes de gente. O ‘Fandango’ (porque meio espalhafatoso), o ‘Cego’ (porque nada meio zonzo), o ‘Chinelo’ (por ser um boto meio descansado) e o ‘Miranda’, já falecido, que era o mais estimado de todos. Esta é a história de uma singular sociedade, constituída de botos e homens. Não é mito nem fábula. ‘No começo era a fábula’, dizia Valéry. Na verdade, em tal caso, o mito é superado pela realidade; é a própria lenda avant la lettre; dir-se-ia que modestos pescadores corrigem Válery: ‘Aqui a realidade é que precede a fábula. Os mitos vêm depois. A fábula, entre nós, perdeu a imaginação. A fantasia está na própria vida’.”

(Trecho de discurso do então governador Jorge Lacerda sobre os botos nos molhes de Laguna. Isso em 1956)

Antonio dos Botos, livro de Márcio José Rodrigues, ilustrado por Andréa Ramos, conta a história dos botos como um dos milagres de Nossa Senhora, ao visitar os pescadores de Laguna. O lançamento é da editora Letras Brasileiras, na próxima sexta-feira (12/06), às 20:30hs, em frente ao Centro Social e Cultural de Santo Antonio dos Anjos, em Laguna.

4 comentários:

Lengo D'Noronha disse...

Fernando e Andréa,

Parabéns pela iniciativa.
O visual está muito bonito.

Já foi pros favoritos.

Abraço.

Unknown disse...

Parabens, Mana! Mais um livro lindo, né? Bjs

Anônimo disse...

Estaremos lá no lançamento!
Vamos divulgar o livro e este belo site. Ma. de Fatima B. Michels/Laguna

DOCMARCIO disse...

ainda não estou bem acordado.
Quando me mostraram meu livro, pequeno, mas muito metido depois das ilustrações da Andréa, ando assim, sonhando.
Gostaria de ver vocês por aqui.
Um abração.
Márcio.