sábado, 12 de novembro de 2016

O QUE SIGNIFICA CAMPECHE?


Praia dos carrapatos e serpentes

Praia localizada no sudeste da Ilha de Santa Catarina com imagem do ano de 1938. O nome ao que se pensa não é um nome nativo dos índios locais, mais sim de orgiem maia - espanhola.

O denominação original é de origem maia KaanPeech (do idioma maia: Kaan=serpente, Peech= carrapato, que se traduz: lugar de serpentes e carrapatos). Ao chegar os espanhóis castelhanizaram a pronúncia para "Campeche" e batizaram o lugar com o nome de Lázaro, por terem chegado num domingo de dia de São Lázaro.

Campeche ou Campete é um dos 31 Estados do México. Faz limite com os Estados mexicanos de Yucatán, Quintana Roo e Tabasco, bem como com a Guatemala e o Belize. Tem área é de 50812 km², e população de cerca de 689 mil habitantes. A capital do Estado é a cidade de Campeche declarada Património Mundial em 1997. Separou-se do Estado de Yucatã em 7 de agosto de 1857.

A formação do Estado começou com a partir da cidade de Campeche, que foi fundada em 1540, quando os espanhóis começaram a conquista da Península de Yucatán. Durante o período colonial, a cidade era um porto rico e importante, mas declinou depois da Independência do México. Campeche era uma província de Yucatán, mas se separou em meados do século XIX, principalmente devido aos atritos políticos com a cidade de Mérida. Hoje, muito do retorno econômico do Estado é devido à descoberta de petróleo no Golfo do México na década de 70, o que tornou as cidades costeiras como Campeche e Ciudad del Carmen importantes centros econômicos. O estado tem importantes sítios arqueológicos maias e coloniais, mas eles não são tão bem conhecido ou visto como outros de Yucatá.
*
Visite a FanPage da "Tribuzanas, Tainhas & Rabos de Galo", acessando o link abaixo e depois clique em "Curtir", assim Vc. receberá nossas atualizações diariamente.

Nenhum comentário: