terça-feira, 20 de novembro de 2012

MAR SUJO



Relatório da Fatma aponta 41 pontos impróprios para banho no Litoral de SC
Documento é positivo se comparado com o mesmo período do ano passo

Guilherme Lira
guilherme.lira@diario.com.br
A um mês do verão, o litoral de Santa Catarina aparece com 41 pontos impróprios para banho. Só em Florianópolis, a qualidade da água foi considerada insatisfatória em 14 pontos. Os dados são do Relatório de Balneabilidade divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) na última semana.

De acordo com o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, este resultado é positivo, uma vez que no mesmo período do ano passado 57 pontos foram considerados impróprios. Florianópolis, por exemplo, tinha 25 pontos.

Além da redução de pontos em Florianópolis, Bombinhas, no Litoral Norte, também apresenta uma melhora em relação a 2011. Se no ano passado três dos oitos pontos estavam impróprios, este ano todos podem ser aproveitados pelos banhistas. 

Em Balneário Arroio do Silva, onde quatro pontos são monitorados, um deles era considerado preocupante por sempre aparecer como impróprio. Neste relatório, porém, a Foz do Arroio do Silva está própria. Uma surpresa que não se repetiu em Barra Velha. Lá, três dos quatro pontos estão impróprios, incluindo a Lagoa da Barra Vela que, há 10 anos, recebe esta classificação.

Pontos críticos

Ao todo, Santa Catarina apresenta 14 pontos considerados críticos. Segundo a explicação de Elias, pontos críticos são aqueles que, nos últimos 10 anos, aparecem como impróprios em 90% das análises. Destes 14, oito não foram próprios em nenhum monitoramento. Só Florianópolis reúne seis deles, como a praia da Beira-Mar Norte.

De acordo com a Fatma, este relatório foi o último mensal antes da temporada. A partir desta semana os balanços serão divulgados todas as sextas-feiras. 

A Pesquisa de Balneabilidade analisa as águas de cada balneário e determina se estão próprias ou impróprias para o banho. Isto é, se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos.

A existência de esgoto é verificada através da contagem da bactéria Escherichia coli (E.c.) presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local.

(Do DIÁRIO CATARINENSE - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: